Por que motivo atraímos moscas?

Claudio Quezada - Pintamono / Flickr

As moscas têm a estranha capacidade de localizar os seres humanos e de se esquivarem agilmente às nossas tentativas de as afastar. Mas como e porquê?

Os sistemas de deteção de potenciais fontes de alimento variam entre as 110.000 espécies (e sexo) das moscas.

Muitas dependem de pequenos recetores sensoriais. As células sensoriais podem detetar uma refeição a quilómetros de distância e enviar sinais diferentes para o cérebro da mosca. Se uma mosca cheira algo que lhe agrada, aproxima-se e pousa no alimento.

As moscas têm também recetores gustativos nas patas, pelo que conseguem perceber rapidamente se algo é comestível. Isto é muito útil quando querem apanhar um petisco rápido antes de serem afastadas pelo seu hospedeiro.

Mas as grande questões que se levantam são: “Porque é que as moscas andam sempre à nossa volta?”; “O que teremos nós de especial?”. Vários especialistas ouvidos pela Live Science ajudam a responder.

“Insetos como os mosquitos e as moscas focam-se em nós, porque somos mamíferos com sangue quente de quem se podem alimentar“, começou por explicar o entomologista da Universidade de Kentucky, Jonathan Larson.

Além disso, continuou, são também “atraídos pelo dióxido de carbono que expelimos quando respiramos“.

Jody Gangloff-Kaufmann, entomologista da Universidade de Cornell, atestou que os corpos humanos são fáceis de encontrar por estarmos constantemente a libertar odores pelos quais os insetos são naturalmente atraídos, como o dióxido de carbono, o ácido lático e o ácido carboxílico.

No entanto, os cheiros variam de pessoa para pessoa.

“As composições de óleo de toda a gente e as moléculas em aerossol que se desprendem da sua pele são diferentes, dependendo da sua genética, da sua dieta e das atividades que realizou nesse dia”, explicou Sammy Ramsey, professor assistente de entomologia na Universidade de Colorado Boulder

“Algumas pessoas são muito mais atraentes do que outras”, acrescentou.

Além disso, há moscas e moscas…

Contudo, enquanto as moscas parasitas se aproximam de nós para sugar o nosso sangue, outras espécies, como as moscas domésticas (Musca domestica), estão mais interessadas nos nutrientes da nossa pele.

“A nossa pele está coberta de coisas que elas podem ingerir. Há hidratos de carbono e proteínas e todo o tipo de coisas no nosso suor e nos óleos da nossa pele, que elas podem lamber”, explicou Larson.

Os especialistas explicam ainda que as moscas não dependem do suor para se sustentarem, mas notam que é importante para repor as concentrações de sal nos seus corpos.

As moscas domésticas podem ser particularmente incómodas porque “são criaturas naturalmente curiosas“, disse Sammy Ramsey.

“É este vai-e-vem entre a sua curiosidade e a sua capacidade de detetar sempre movimento e de relacionar esse movimento com perigo potencial que lhes permite pousar constantemente em si e noutras superfícies”, explicou.

Embora algumas espécies, incluindo as moscas domésticas, prefiram matéria em decomposição, não são comedoras exigentes e alimentam-se de um pouco de tudo.

Para decompor alimentos sólidos, estas moscas vomitam enzimas digestivas para liquefazer a sua refeição e depois sugam-na através das suas probóscides em forma de palhinha.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.