/

45% da população ativa da Madeira está em lay-off ou no desemprego

A pandemia de covid-19 teve efeitos desastrosos no turismo e no mercado laboral da Região Autónoma da Madeira. No arquipélago, um terço da população ativa está em lay-off e o desemprego subiu 10% face a igual período do ano passado.

Quase metade da população ativa da Região Autónoma da Madeira está, neste momento, em casa. Os números são da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC) e foram avançados esta segunda-feira pelo jornal Público.

O turismo é o setor mais afetado e o Governo regional diz estar atento à situação. Augusta Aguiar, secretária regional, garante que “o governo regional está a acompanhar, em permanência, a evolução da situação das empresas e dos trabalhadores, e tem vindo a adaptar as medidas conforme necessário”.

O Público escreve que, numa população ativa de 135 mil pessoas, 43.699 trabalhadores estão em lay-off , com 3.375 empresas a recorrerem ao regime de lay-off simplificado. No final de maio, o número de desempregados no arquipélago ascendia aos 17.465 inscritos no Centro de Emprego.

Estes dados fazem com que quase 45% da população do arquipélago esteja parada.

Augusta Aguiar reconheceu ao matutino que o setor do turismo é, claramente, o mais afetado pela pandemia de covid-19, pela “importância que assume na economia regional”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.