Ponte 25 de Abril voltou a ser Salazar (mas foi por pouco tempo)

1

Foi uma “gracinha” – ou uma provocação – que a Google já corrigiu. Mas, durante algumas horas, a Ponte 25 de Abril, entre Lisboa e Almada, surgiu no Google Maps identificada também como “Ponte Salazar”, a sua designação original.

A ponte foi inaugurada em 1966, e foi baptizada “Ponte Salazar” em homenagem a António de Oliveira Salazar que, então, estava no poder. Mas, depois da Revolução do 25 de Abril, em 1974, mudou de nome, passando a chamar-se “Ponte 25 de Abril”.

Nos últimos dias, alguns utilizadores do Google Maps repararam que a ponte aparecia identificada, na plataforma, também como “Ponte Salazar”, a par do seu nome actual.

Após a situação ter sido criticada nas redes sociais e reportada à Google, a empresa dona da aplicação de navegação, o nome “Salazar” foi removido.

Ponte Salazar

CV Google Maps

Fonte da Google explica ao Notícias ao minuto que os seus “sistemas automáticos e os operadores qualificados trabalham ininterruptamente para monitorizar o [Google] Maps na procura de comportamentos suspeitos, incluindo as edições incorrectas em locais”.

Nesse sentido, a empresa apela aos utilizadores para denunciarem “locais falsos e conteúdo impróprio” através de um site que criou para o efeito, com o objectivo de manter a “informação autêntica e confiável”, como explica.

A “Ponte Salazar” já tinha sido tema no debate entre os partidos sem assento parlamentar, no passado dia 20 de Fevereiro, quando o líder do Ergue-te (o antigo Partido Nacional Renovador), José Pinto Coelho, se referiu dessa forma à ponte que assegura a travessia entre Lisboa e Almada.

O jornalista Carlos Daniel, moderador do debate, insistiu no nome actual, mas José Pinto Coelho continuou a chamar-lhe “Ponte Salazar” num momento caricato que foi muito comentado.

ZAP //

1 Comment

  1. Políticas à parte, chamar-lhe Salazar foi e seria sempre uma injustiça.
    Ele nunca quis a ponte.
    Era um côdeas e não queria abrr os cordões à bolsa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.