Ponte 25 de Abril voltou a ser Salazar (mas foi por pouco tempo)

3

Foi uma “gracinha” – ou uma provocação – que a Google já corrigiu. Mas, durante algumas horas, a Ponte 25 de Abril, entre Lisboa e Almada, surgiu no Google Maps identificada também como “Ponte Salazar”, a sua designação original.

A ponte foi inaugurada em 1966, e foi baptizada “Ponte Salazar” em homenagem a António de Oliveira Salazar que, então, estava no poder. Mas, depois da Revolução do 25 de Abril, em 1974, mudou de nome, passando a chamar-se “Ponte 25 de Abril”.

Nos últimos dias, alguns utilizadores do Google Maps repararam que a ponte aparecia identificada, na plataforma, também como “Ponte Salazar”, a par do seu nome actual.

Após a situação ter sido criticada nas redes sociais e reportada à Google, a empresa dona da aplicação de navegação, o nome “Salazar” foi removido.

Ponte Salazar

CV Google Maps

Fonte da Google explica ao Notícias ao minuto que os seus “sistemas automáticos e os operadores qualificados trabalham ininterruptamente para monitorizar o [Google] Maps na procura de comportamentos suspeitos, incluindo as edições incorrectas em locais”.

Nesse sentido, a empresa apela aos utilizadores para denunciarem “locais falsos e conteúdo impróprio” através de um site que criou para o efeito, com o objectivo de manter a “informação autêntica e confiável”, como explica.

A “Ponte Salazar” já tinha sido tema no debate entre os partidos sem assento parlamentar, no passado dia 20 de Fevereiro, quando o líder do Ergue-te (o antigo Partido Nacional Renovador), José Pinto Coelho, se referiu dessa forma à ponte que assegura a travessia entre Lisboa e Almada.

O jornalista Carlos Daniel, moderador do debate, insistiu no nome actual, mas José Pinto Coelho continuou a chamar-lhe “Ponte Salazar” num momento caricato que foi muito comentado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Políticas à parte, chamar-lhe Salazar foi e seria sempre uma injustiça.
    Ele nunca quis a ponte.
    Era um côdeas e não queria abrr os cordões à bolsa.

  2. Salazar foi ele que mandou construir a Ponte de SALAZAR o que nunca deveria ter retirado. Que fez o 25 abril de 1974 para ter a Ponte em seu nome? NADA. É vergonhoso mudar a História.
    Apos 25 de Abril de 1974 começou as pessoas falarem de politica que nunca deveriam falar porque a politica é para os políticos.
    Salazar evitou a 2.ª Guerra Mundial, porque senão pouco existia de Portugal.
    Salazar pagava as suas despesas e não das finanças publicas.
    Salazar certo tempo estava na sua casa em Sua casa em Santa Comba Dão
    Os militares foram para a Guerra nas Colónias é que os africanos estavam a matar colonos e assim os militares foram os defender.
    Passou haver falta de educação, abuso de poder, as paredes e transportes públicos, pontes, tuneis. auto estrada, Monumentos etc… as paredes e veículos vandalizados cheio de grafite. Antes de 1974 não havia sequer um risco numa parede ou algo mais.
    Passou haver falta de respeito, assassinatos, suicídios, por uma discussão de futebol já mataram,! Eu tenho saudades antes de 25 de Abril de 1974 havia respeito, educação, amizades reais, segurança.
    É A PURA DAS VERDADES, QUEM DISSER O CONTRÁRIO É UM SER TRISTE.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.