/

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

Kirill Kudryavtsev / EPA

Jogador Juraj Kucka (D) da seleção da Eslováquia comemora com companheiros de equipa depois de ter vencido a Polónia

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia.

O guarda-redes Wojciech Szczesny, aos 18 minutos, na própria baliza, e Milan Skriniar, aos 64, marcaram os golos dos eslovacos, enquanto Karol Linetty faturou, aos 46, para os polacos, que jogaram com 10 desde os 62, por expulsão de Grzegorz Krychowiak.

A primeira ronda do agrupamento completa-se hoje, com o embate entre a Espanha, campeã europeia em 1964, 2008 e 2012, e a Suécia, marcado para Sevilha, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

Expulsão travou reacção polaca

De pouco ou nada serviu à Polónia ter mais bola (58%) na primeira parte, algo a que não está muito habituada (foi apenas a 22ª selecção com mais tempo de posse de bola na fase de apuramento).

Os polacos raramente criaram perigo e não acertaram qualquer remate na baliza (em sete disparos), apesar das 14 acções na grande área contrária nos primeiros 45 minutos.

A Eslováquia pareceu sempre mais perigosa e marcou na sequência de um lance de inspiração de Róbert Mak e de infelicidade de Szczęsny, que viu a bola embater-lhe nas costas e entrar para o fundo das redes, vinda do poste da sua baliza.

A segunda parte começou com a reacção polaca e o golo do empate, logo a abrir. Assistido por Rybus, Linetty marcou. E, motivada, a Polónia continuou a mandar na posse de bola, mas foi traída pela expulsão de Krychowiak aos 62 minutos.

Na sequência de um pontapé de canto, Hamsik cruzou, a bola sobrevoou toda a gente e Škriniar rematou fulminante para o 2-1. A Polónia tentou tudo para chegar ao empate, mas Dubravka mostrou segurança na baliza eslovaca.

Melhor em Campo

O central do Inter esteve à altura do que se lhe pedia frente a um ataque onde pontificava alguém que dá pelo nome de Robert Lewandowski.

Não só liderou a defesa da Eslováquia, com dez alívios e dois bloqueios a remates polacos, como mostrou uma notável eficácia no passe (96%) e ainda teve tempo de ir lá à frente marcar, com enorme classe, num excelente gesto técnico, o golo decisivo da partida, no único remate que fez no jogo. Tudo somado, resultou num GoalPoint Rating de 7.6 e numa saborosa vitória eslovaca.

Destaques da Polónia

Karol Linetty 6.5 – O médio de 26 anos do Torino esteve em destaque do lado polaco, não só pelo golo marcado, mas pelos dois passes para finalização e cinco passes valiosos que fez ao longo dos 71 minutos em que esteve em campo. Além disso, foi o segundo jogador da Polónia com mais acções dentro da grande área adversária (cinco), apenas superado por Lewandowski (6).

Robert Lewandowski 5.3 – A estrela da companhia ficou em branco, mas não foi por não ter tentado o golo, tendo sido mesmo o jogador que mais rematou no encontro (5). Ainda assim, não conseguiu acertar no alvo nenhum dos cinco remates que tentou e somou dez perdas de posse, quatro da quais devido a maus controlos de bola.

Destaques da Eslováquia

Juraj Kucka 6.7 – Apesar de ter falhado 11 passes (apenas 72% de eficácia nesse capítulo), o veterano médio do Parma foi determinante no meio-campo eslovaco, tendo ganho os quatro duelos aéreos ofensivos que disputou, bem como dois dos três defensivos, e logrado ainda seis intercepções, mais do que qualquer outro jogador em campo.

Marek Hamšík 6.0 – Com uma assistência (na marcação de um canto, para o segundo golo), dois passes para finalização e quatro acções com bola na grande área polaca, Hamšík foi importante para a vitória também a defender, com seis recuperações de bola. Só o polaco Jozwiak conseguiu mais (nove).

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.