//

Políticos distraídos com smartphones? A IA apanha-os em flagrante delito

1

O artista Dries Depoorter criou um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) que identifica os políticos do Parlamento belga em flagrante quando se distraem com os seus smartphones durante os debates.

Na Bélgica, todos os debates parlamentares são transmitidos em direto no YouTube. O artista Dries Depoorter desenvolveu um sistema que combina machine learning com reconhecimento facial para apanhar os políticos que mais se distraem com o smartphone.

No site do seu mais recente projeto, batizado The Flemish Scrollers, o artista explica que o software foi escrito na linguagem de programação Python, usando um sistema de machine learning para detetar smartphones e outro de reconhecimento facial para identificar o político em questão.

O IFL Science detalha que o programa monitoriza as transmissões ao vivo no YouTube, deteta os políticos que estão a mexer nos smartphones e compara o tempo de uso com a duração do debate.

Quando apanha um político distraído, o software publica um clipe de vídeo nas contas do Instagram e Twitter. Todas as publicações são acompanhadas por um pedido: “pls stay focused!” (“por favor mantenha-se focado”).

Há dois anos, o primeiro-ministro belga, Jan Jambon, foi apanhado a jogar Angry Birds durante um debate. No entanto, muitos utilizadores nas redes sociais defendem que os políticos podem estar a usar o smartphone momentaneamente para tratar de algum assunto urgente, consultar e-mails ou artigos.

Para já, não se sabe se este projeto conseguirá reduzir o número de políticos distraídos durante as sessões no parlamento belga. Certo é que, desde que arrancou, a 5 de julho, o software já apanhou quatro políticos agarrados ao telemóvel.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.