Poligamia: Condenação de ex-bispo com 24 mulheres e 145 filhos expõe seita no Canadá

Jonathan Hayward / The Canadian Press

Poligamia: Winston Blackmore, ex bispo condenado por ter 24 mulheres e 145 filhos

Um tribunal de British Columbia, uma província canadiana, condenou dois líderes religiosos pela prática de poligamia na última terça-feira. Winston Blackmore, de 61 anos, casou-se com 24 mulheres, com quem teve um total de filhos estimado em 145.

Além de Winston, também o ex-cunhado, James Oler, 53, se casou com cinco mulheres. Os dois podem apanhar até cinco anos de prisão, segundo a BBC.

Blackmorer e Oler são membros da Bountiful, uma comunidade alternativa fundada em 1946 e que conta com cerca de 1.500 pessoas. Os dois são ex-bispos de um ramo dissidente da Igreja Mórmon chamado Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo em Seus Últimos Dias – FLDS.

A comunidade e o ramo canadiano da FLDS têm sido investigados pelas autoridades desde os anos 90.

A seita também existe nos EUA e conta com 10 mil praticantes. Ao contrário da Igreja Mórmon, que aboliu a poligamia no final do século 19, a FLDS considera os casamentos múltiplos como um dos pilares da fé.

No Canadá, no entanto, a poligamia é ilegal, segundo o Código Penal. Nem Blackmore nem Oler negaram ser polígamos no tribunal. E, após o anúncio da condenação, Blackmore disse à imprensa que “tinha sido condenado por viver de acordo com a sua religião“, e que nunca tinha escondido os múltiplos casamentos.

“Depois de 27 anos de investigações e dezenas de milhões de dólares gastos, a única coisa comprovada é algo que nunca negamos. Nunca neguei a minha fé”, disse.

A FLDS também é polémica devido ao ex-líder, o americano Warren Jeffs, considerado um profeta pelos seus seguidores. Jeffs, que excomungou Blackmore em 2002, e nomeou Oler como seu substituto no cargo de bispo da FLDS no Canadá, cumpre pena de prisão perpétua nos EUA por assédio sexual de menores de idade que considerava “esposas”.

Uma investigação do FBI revelou que Jeffs promoveu vários casamentos ilegais dos seus seguidores com menores de idade. A batalha legal contra a seita no Canadá teve problemas relacionados com a interpretação da lei. Até que, em 2011, O Supremo Tribunal da província canadiana determinou a constitucionalidade da leis anti poligamia.

O parecer do Tribunal foi de que a Secção 293 do Código Penal – que contempla a poligamia como uma ilegalidade – era uma “restrição razoável” às liberdades religiosas.

Mas a condenação de Blackmore e Oler não será o último capítulo desta história. O advogado de Blackmore, Blair Suffredine, disse antes do veredito, que entraria com uma ação contra a Secção 293. Alguns comentadores de assuntos legais acreditam que o caso pode chegar ao Supremo Tribunal do Canadá.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo este mundo. Não é que sej ou deixe de ser a favor, mas ir preso por ter 24 mulheres e os “500” filhos é ridículo.
    Querem criar leis, criem uma que diga que se tiver mais que uma mulher, escolha uma e os seus filhos para declarar no Irs, as outras que se desenrrasquem. Agora ir preso????

  2. Porquê que as autoridades não têm a mesma atitude para com as comunidades islâmicas ou ciganas, em que casamento com menores (ou mesmo crianças) forçado faz parte da tradição deles ?!
    Há minorias com excepções à lei?

  3. Isto comparado com o Cristiano Ronaldo, não tem nada a ver.
    Mas uma coisa é certa, que o homem trabalhou bem, trabalhou.
    Quanto a ser preso !!!
    Se não eram menores, e se tiveram relações de livre vontade !!!
    Também não entendo.
    Quem dera a muitos homens ter um filho !
    Este então foi uma farturinha. Hem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …