Poligamia: Condenação de ex-bispo com 24 mulheres e 145 filhos expõe seita no Canadá

Jonathan Hayward / The Canadian Press

Poligamia: Winston Blackmore, ex bispo condenado por ter 24 mulheres e 145 filhos

Um tribunal de British Columbia, uma província canadiana, condenou dois líderes religiosos pela prática de poligamia na última terça-feira. Winston Blackmore, de 61 anos, casou-se com 24 mulheres, com quem teve um total de filhos estimado em 145.

Além de Winston, também o ex-cunhado, James Oler, 53, se casou com cinco mulheres. Os dois podem apanhar até cinco anos de prisão, segundo a BBC.

Blackmorer e Oler são membros da Bountiful, uma comunidade alternativa fundada em 1946 e que conta com cerca de 1.500 pessoas. Os dois são ex-bispos de um ramo dissidente da Igreja Mórmon chamado Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo em Seus Últimos Dias – FLDS.

A comunidade e o ramo canadiano da FLDS têm sido investigados pelas autoridades desde os anos 90.

A seita também existe nos EUA e conta com 10 mil praticantes. Ao contrário da Igreja Mórmon, que aboliu a poligamia no final do século 19, a FLDS considera os casamentos múltiplos como um dos pilares da fé.

No Canadá, no entanto, a poligamia é ilegal, segundo o Código Penal. Nem Blackmore nem Oler negaram ser polígamos no tribunal. E, após o anúncio da condenação, Blackmore disse à imprensa que “tinha sido condenado por viver de acordo com a sua religião“, e que nunca tinha escondido os múltiplos casamentos.

“Depois de 27 anos de investigações e dezenas de milhões de dólares gastos, a única coisa comprovada é algo que nunca negamos. Nunca neguei a minha fé”, disse.

A FLDS também é polémica devido ao ex-líder, o americano Warren Jeffs, considerado um profeta pelos seus seguidores. Jeffs, que excomungou Blackmore em 2002, e nomeou Oler como seu substituto no cargo de bispo da FLDS no Canadá, cumpre pena de prisão perpétua nos EUA por assédio sexual de menores de idade que considerava “esposas”.

Uma investigação do FBI revelou que Jeffs promoveu vários casamentos ilegais dos seus seguidores com menores de idade. A batalha legal contra a seita no Canadá teve problemas relacionados com a interpretação da lei. Até que, em 2011, O Supremo Tribunal da província canadiana determinou a constitucionalidade da leis anti poligamia.

O parecer do Tribunal foi de que a Secção 293 do Código Penal – que contempla a poligamia como uma ilegalidade – era uma “restrição razoável” às liberdades religiosas.

Mas a condenação de Blackmore e Oler não será o último capítulo desta história. O advogado de Blackmore, Blair Suffredine, disse antes do veredito, que entraria com uma ação contra a Secção 293. Alguns comentadores de assuntos legais acreditam que o caso pode chegar ao Supremo Tribunal do Canadá.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo este mundo. Não é que sej ou deixe de ser a favor, mas ir preso por ter 24 mulheres e os “500” filhos é ridículo.
    Querem criar leis, criem uma que diga que se tiver mais que uma mulher, escolha uma e os seus filhos para declarar no Irs, as outras que se desenrrasquem. Agora ir preso????

  2. Porquê que as autoridades não têm a mesma atitude para com as comunidades islâmicas ou ciganas, em que casamento com menores (ou mesmo crianças) forçado faz parte da tradição deles ?!
    Há minorias com excepções à lei?

  3. Isto comparado com o Cristiano Ronaldo, não tem nada a ver.
    Mas uma coisa é certa, que o homem trabalhou bem, trabalhou.
    Quanto a ser preso !!!
    Se não eram menores, e se tiveram relações de livre vontade !!!
    Também não entendo.
    Quem dera a muitos homens ter um filho !
    Este então foi uma farturinha. Hem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …