“Tenha vergonha e demita-se”. Polícias indignados com Cabrita ameaçam parar o país

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O Movimento Zero que junta mais de 14 mil polícias e que foi criado após a condenação de oito agentes por agressões a jovens negros da Cova da Moura, está indignado com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e promete “parar o país” caso o governante não se demita.

A posição do Movimento Zero surge num manifesto a que o Correio da Manhã (CM) teve acesso e surge como reacção a declarações do ministro da Administração Interna (MAI) durante a inauguração do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, neste domingo.

Eduardo Cabrita negou a ideia de que haja “cada vez mais” polícias agredidos. Uma afirmação que é mentira, segundo o Movimento Zero que enumera no manifesto divulgado pelo CM os polícias feridos e as mortes de agentes que ocorreram desde que o presente MAI tomou posse, em 2017.

“No dia 16 de Junho de 2019, na sua entrevista à comunicação social, durante a inauguração do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, o senhor mentiu aos portugueses quando negou que ‘haja cada vez mais elementos das forças de segurança feridos em serviço'”, aponta o movimento de polícias.

Tenha vergonha e demita-se ou, em sua honra, os cerca de 15 mil homens e mulheres da PSP e GNR vão parar o país”, ameaçam os agentes deste movimento.

Estes polícias contestam ainda as estatísticas recentemente divulgadas e que apontam Portugal como o terceiro país mais seguro do mundo, “fruto do claro aumento da pro-actividade dos profissionais das forças de segurança”.

O Movimento Zero lembra a “greve” de zelo que iniciou a 21 de Maio passado no seguimento da condenação de oito agentes da PSP por agressões a jovens negros da Cova da Moura. Os polícias têm-se recusado a passar multas e só fazem intervenções em bairros problemáticos em casos graves.

“Desde essa data que já é possível atestar o decréscimo da actividade operacional da PSP e da GNR, nomeadamente em estatísticas da justiça (detenções) e os números resultantes das contra-ordenações, assim como o impacto financeiro que estas vão causar nos cofres do estado”, aponta o movimento.

“Estes números só não são públicos, porque quer o gabinete de S. Exª, quer a Direcção Nacional da PSP e o Comando Geral da GNR têm inundado a comunicação social com notícias sobre operações e dados estatísticos que muito bem sabem não corresponder à verdade”, frisa ainda o movimento.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que o ministro se retrate e peça desculpa pelo erro que cometeu até concordo, agora ameaçar parar o País se o ministro não se demitir roça mais uma ameaça terrorista dentro do Movimento Zero, como se com a demissão do ministro seja este ou outro qualquer de um qualquer governo as coisas ficassem resolvidas e não houvesse mais agentes mortos ou feridos, isso resulta não dos governantes volto a dizer que qualquer força política no governo, nenhum político pode garantir que com ele no governo as coisas mudavam, resulta da falta de civismo de alguns cidadãos nós cidadãos também deviríamos pedir aos elementos das forças de segurança que não são dignos de usar a farda que usam de se demitirem, e são muitos que não são dignos da farda que vestem, e não sou simpatizante do partido no governo nem de nenhum partido com assento na A.R.

    • Concordo plenamente com o seu comentário. Alguns que tenham vergonha e que se demitam pois não protegem os cidadãos nem honram o uniforme que vestem. Isto só demonstra a prepotência desses senhores

  2. o mais engraçado é que quando ouve os incidentes no bairro da jamaica, no mesmo dia viraram-se contra a policia e todos foram visitar os agredidos.
    neste caso foram as autoridades agredidas e ainda ninguem se manifestou a favor doas autoridades e so quase uma semana depois dos incidentes é que o ministro se resolveu ir visitar o que ainda está no hospital.
    ainda nao se viu o PR ir tirar umas selfies com as vitimas dos tiros
    o que dá a impressao é que neste caso sao so 2 votos e no bairro da jamaica sao centenas de votos

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …