Polícias sinaleiros estão de regresso ao Porto

O sinaleiro, “figura carismática do Porto” desaparecido desde 1992, regressou hoje ao Porto, à avenida Gustavo Eiffel junto à ponte Luís I, numa iniciativa da Divisão de Trânsito da PSP que acolhe a simpatia de condutores e transeuntes.

A peanha colocada no meio da avenida, mesmo em frente ao tabuleiro inferior da ponte Luís I, é o novo local de trabalho de João Martins, o polícia que, não se recordando da existência de sinaleiros na cidade, esta manhã já coordenou o tráfego naquela zona, com apitos e ordens dadas com os braços e as mãos.

“Directamente ainda ninguém me perguntou nada, contudo, houve muitos carros que pararam e tiraram fotografias”, afirmou aos jornalistas João Martins, não tendo dúvidas de que será “um foco de atenção” para a população e para turistas.

Jacinto Ferreira, subcomissário da Divisão de Trânsito, lembrou que “até 1992, o sinaleiro era uma figura carismática da PSP do Porto” e destacou a importância da reintrodução desta profissão “num local que é emblemático”, “com bastante intensidade de tráfego” e que é “património da Humanidade”.

“Pretende-se também transmitir uma imagem positiva da PSP e da cidade do Porto, e ajudar todos os utentes da via através de uma regularização cuidada e competente”, disse, acrescentando que João Martins ou um outro agente, os dois escolhidos para sinaleiros, estarão naquele local nos dias úteis, entre as 07:30 e as 10:00 e as 17:00 e as 19:30.

Segundo Jacinto Ferreira, é mais do que evidente que nem todos os elementos têm a sensibilidade e jeito para regularizar o trânsito, tendo “os dois elementos sido escolhidos de forma cuidada”.

A presença do sinaleiro em cima da peanha naquele local não passou desapercebida, provocando de imediato cumprimentos por parte de condutores e de peões.

António Martins, de 73 anos, deslocou-se de propósito à marginal ribeirinha da cidade para ver o sinaleiro, uma figura que deixa saudades, designadamente quando existia “em Santa Catarina e Sá da Bandeira”.

“Era bonito e dá impressão que o trânsito andava melhor”, lembrou, desejando que o sinaleiro regresse à baixa da cidade “no verão”.

O condutor Joaquim Teixeira não poupou elogios ao recém-chegado sinaleiro, considerando ser “muito bom” o regresso desta figura reguladora do trânsito à cidade.

“É muito bom continuar ao mesmo ritmo do que era antigamente. Dá facilidade ao trânsito, fico muito contente”, sublinhou Joaquim Teixeira.

Para já, o sinaleiro apenas marca presença na avenida Gustavo Eiffel, mas a Divisão de Trânsito da PSP admite ser “possível no futuro” alargar a iniciativa a outras zonas da cidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …