/

Polícias sinaleiros estão de regresso ao Porto

O sinaleiro, “figura carismática do Porto” desaparecido desde 1992, regressou hoje ao Porto, à avenida Gustavo Eiffel junto à ponte Luís I, numa iniciativa da Divisão de Trânsito da PSP que acolhe a simpatia de condutores e transeuntes.

A peanha colocada no meio da avenida, mesmo em frente ao tabuleiro inferior da ponte Luís I, é o novo local de trabalho de João Martins, o polícia que, não se recordando da existência de sinaleiros na cidade, esta manhã já coordenou o tráfego naquela zona, com apitos e ordens dadas com os braços e as mãos.

“Directamente ainda ninguém me perguntou nada, contudo, houve muitos carros que pararam e tiraram fotografias”, afirmou aos jornalistas João Martins, não tendo dúvidas de que será “um foco de atenção” para a população e para turistas.

Jacinto Ferreira, subcomissário da Divisão de Trânsito, lembrou que “até 1992, o sinaleiro era uma figura carismática da PSP do Porto” e destacou a importância da reintrodução desta profissão “num local que é emblemático”, “com bastante intensidade de tráfego” e que é “património da Humanidade”.

“Pretende-se também transmitir uma imagem positiva da PSP e da cidade do Porto, e ajudar todos os utentes da via através de uma regularização cuidada e competente”, disse, acrescentando que João Martins ou um outro agente, os dois escolhidos para sinaleiros, estarão naquele local nos dias úteis, entre as 07:30 e as 10:00 e as 17:00 e as 19:30.

Segundo Jacinto Ferreira, é mais do que evidente que nem todos os elementos têm a sensibilidade e jeito para regularizar o trânsito, tendo “os dois elementos sido escolhidos de forma cuidada”.

A presença do sinaleiro em cima da peanha naquele local não passou desapercebida, provocando de imediato cumprimentos por parte de condutores e de peões.

António Martins, de 73 anos, deslocou-se de propósito à marginal ribeirinha da cidade para ver o sinaleiro, uma figura que deixa saudades, designadamente quando existia “em Santa Catarina e Sá da Bandeira”.

“Era bonito e dá impressão que o trânsito andava melhor”, lembrou, desejando que o sinaleiro regresse à baixa da cidade “no verão”.

O condutor Joaquim Teixeira não poupou elogios ao recém-chegado sinaleiro, considerando ser “muito bom” o regresso desta figura reguladora do trânsito à cidade.

“É muito bom continuar ao mesmo ritmo do que era antigamente. Dá facilidade ao trânsito, fico muito contente”, sublinhou Joaquim Teixeira.

Para já, o sinaleiro apenas marca presença na avenida Gustavo Eiffel, mas a Divisão de Trânsito da PSP admite ser “possível no futuro” alargar a iniciativa a outras zonas da cidade.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.