Autoridades russas fazem buscas nas casas de Navalny e dos seus aliados

A polícia russa fez buscas na quarta-feira na casa de Alexei Navalny, de familiares e aliados do opositor russo e nas instalações da Fundação Anticorrupção, após protestos no país que levaram à detenção de quase quatro mil pessoas.

As ações decorreram nos apartamentos de Navalny e da sua mulher, Yulia Navalnaya, do seu irmão, Oleg – sob custódia policial -, da advogada Liubov Sobov e da assessora de imprensa Kira Yarmysh, bem como na sede da Fundação Anticorrupção, avançou o Público.

Recentemente, a fundação divulgou um vídeo que envolve Vlamidir Putin, num caso de corrupção e enriquecimento ilícito, alegações que o Presidente russo negou.

As buscas surgem na sequência dos protestos de domingo, nos quais é exigida a libertação imediata de Navalny, detido no passado dia 17 de Janeiro, cinco meses depois de ter estado na Alemanha a recuperar de um envenenamento com novichok. Os protestos levaram a mais de 3900 detenções.

Navalny está desde 2014 a cumprir uma pena suspensa de três anos e meio. Assim que voltou da Alemanha, foi imediatamente detido e pode ver a sua sentença agravada. De acordo com o Guardian, as buscas e detenções de aliados são encaradas como uma forma de pressionar Navalny, cuja detenção aumentou a tensão entre a Rússia e o Ocidente.

Novos protestos estão convocados para o próximo domingo.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.