Polícia do Reino Unido quer que a IA pare o crime antes que ele aconteça

(dr) DreamWorks Pictures

Minority Report, de Steven Spielberg (2002)

Prever um crime antes que aconteça é uma perspetiva tentadora que deixou as autoridades britânicas empolgadas com a Inteligência Artificial. Num projeto que alia a tecnologia à segurança, resta lugar para a ética?

A polícia do Reino Unido quer prever crimes violentos usando os poderes da Inteligência Artificial (IA). Segundo a New Scientist, a ideia é que os indivíduos sinalizados pelo sistema recebam aconselhamento para evitar possíveis comportamentos criminosos no futuro.

O sistema, chamado National Data Analytics Solution (NDAS), usa uma combinação de Inteligência Artificial e estatística para tentar avaliar o risco de alguém cometer ou tornar-se vítima de um crime com uma arma de fogo, por exemplo.

A West Midlands Police está à frente deste ambicioso projeto e tem até ao final de março do próximo ano para produzir um protótipo. No entanto, um dos principais institutos de ciência de dados já expressou sérias dúvidas e preocupações em relação a este projeto, depois de ter analisado as propostas.

O NDAS está a ser projetado para que todas as forças policiais no Reino Unido possam usá-lo. Como nos últimos anos o financiamento da polícia foi cortado significativamente, as forças policiais necessitam de um sistema que possa analisar os indivíduos criminosos já conhecidos com o objetivo de priorizar aqueles que precisam de intervenções mais urgentes, explica Iain Donnelly, líder do projeto.

Mas o que irá acontecer aos indivíduos sinalizados? Esta é uma questão que permanece ainda em aberto. No entanto, em relação a este ponto, Donnelly deixa claro que a intenção não é prender, mas sim fornecer apoio por parte de profissionais de saúde locais ou de assistentes sociais.

Este é um projeto ambicioso e o primeiro deste tipo em todo o mundo. Nas fases iniciais, a equipa reuniu mais de um terabyte de informações recolhidas de bancos de dados da polícia local e nacional, tendo sido identificadas cerca de cinco milhões de pessoas.

Através da análise destes dados, o software encontrou cerca de 1400 indicadores que poderiam ajudar a prever crimes, sendo que 30 eram especialmente poderosos: como o número de crimes que um indivíduo cometeu e o número de crimes cometidos por pessoas do grupo social em que esse indivíduo se insere.

A Inteligência Artificial usa, posteriormente, estes indicadores para prever quais os indivíduos, conhecidos pela polícia, que podem estar numa trajetória de violência semelhante à observada em casos anteriores. O sistema irá atribuir uma pontuação de risco a cada um dos indivíduos que indica a probabilidade de ocorrências futuras.

Se irá parar o crime antes que aconteça, não sabemos. Certo é que este projeto está já a provocar reações, nomeadamente por parte de uma equipa do Instituto Alan Turing, em Londres, que redigiu um relatório no qual alerta para os “sérios problemas éticos” que o NDAS levanta.

E questiona: Será de interesse público intervir preventivamente quando um indivíduo pode não ter cometido um crime nem ter intenções de o fazer no futuro? Apesar de ser eticamente bem-intencionada, a equipa do Instituto Alan Turing não tem a certeza se este é o melhor rumo a seguir.

LM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. esta visto que o poder politico ,tambem fica influenciado pelos filmes ;- ) e alguns que se dizem democratas e liberais ,afinal so o sao da boca pra fora !

RESPONDER

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …