Polícia do Reino Unido quer que a IA pare o crime antes que ele aconteça

(dr) DreamWorks Pictures

Minority Report, de Steven Spielberg (2002)

Prever um crime antes que aconteça é uma perspetiva tentadora que deixou as autoridades britânicas empolgadas com a Inteligência Artificial. Num projeto que alia a tecnologia à segurança, resta lugar para a ética?

A polícia do Reino Unido quer prever crimes violentos usando os poderes da Inteligência Artificial (IA). Segundo a New Scientist, a ideia é que os indivíduos sinalizados pelo sistema recebam aconselhamento para evitar possíveis comportamentos criminosos no futuro.

O sistema, chamado National Data Analytics Solution (NDAS), usa uma combinação de Inteligência Artificial e estatística para tentar avaliar o risco de alguém cometer ou tornar-se vítima de um crime com uma arma de fogo, por exemplo.

A West Midlands Police está à frente deste ambicioso projeto e tem até ao final de março do próximo ano para produzir um protótipo. No entanto, um dos principais institutos de ciência de dados já expressou sérias dúvidas e preocupações em relação a este projeto, depois de ter analisado as propostas.

O NDAS está a ser projetado para que todas as forças policiais no Reino Unido possam usá-lo. Como nos últimos anos o financiamento da polícia foi cortado significativamente, as forças policiais necessitam de um sistema que possa analisar os indivíduos criminosos já conhecidos com o objetivo de priorizar aqueles que precisam de intervenções mais urgentes, explica Iain Donnelly, líder do projeto.

Mas o que irá acontecer aos indivíduos sinalizados? Esta é uma questão que permanece ainda em aberto. No entanto, em relação a este ponto, Donnelly deixa claro que a intenção não é prender, mas sim fornecer apoio por parte de profissionais de saúde locais ou de assistentes sociais.

Este é um projeto ambicioso e o primeiro deste tipo em todo o mundo. Nas fases iniciais, a equipa reuniu mais de um terabyte de informações recolhidas de bancos de dados da polícia local e nacional, tendo sido identificadas cerca de cinco milhões de pessoas.

Através da análise destes dados, o software encontrou cerca de 1400 indicadores que poderiam ajudar a prever crimes, sendo que 30 eram especialmente poderosos: como o número de crimes que um indivíduo cometeu e o número de crimes cometidos por pessoas do grupo social em que esse indivíduo se insere.

A Inteligência Artificial usa, posteriormente, estes indicadores para prever quais os indivíduos, conhecidos pela polícia, que podem estar numa trajetória de violência semelhante à observada em casos anteriores. O sistema irá atribuir uma pontuação de risco a cada um dos indivíduos que indica a probabilidade de ocorrências futuras.

Se irá parar o crime antes que aconteça, não sabemos. Certo é que este projeto está já a provocar reações, nomeadamente por parte de uma equipa do Instituto Alan Turing, em Londres, que redigiu um relatório no qual alerta para os “sérios problemas éticos” que o NDAS levanta.

E questiona: Será de interesse público intervir preventivamente quando um indivíduo pode não ter cometido um crime nem ter intenções de o fazer no futuro? Apesar de ser eticamente bem-intencionada, a equipa do Instituto Alan Turing não tem a certeza se este é o melhor rumo a seguir.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. esta visto que o poder politico ,tambem fica influenciado pelos filmes ;- ) e alguns que se dizem democratas e liberais ,afinal so o sao da boca pra fora !

RESPONDER

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …