Polícia reforça fiscalização nas praias este fim-de-semana para evitar enchentes

A polícia vai aumentar a fiscalização nas praias já a partir desta sexta-feira, e durante todo o fim-de-semana, para evitar ajuntamentos e garantir o cumprimento de regras.

De acordo com o jornal Público, as altas temperaturas que se vão fazer sentir no fim-de-semana vão levar as forças de segurança a reforçar a fiscalização nas praias, já a partir desta sexta-feira.

Polícia marítima, PSP, GNR e polícia municipal vão estar no terreno para garantir o cumprimento das regras e evitar ajuntamentos, até porque ainda haverá muitas praias que não têm a sinalética de estado de ocupação. Recorde-se que, na grande parte dos municípios, a época balnear só começa oficialmente a 12 de junho.

“A maioria dos municípios em Portugal continental inicia a época balnear das praias costeiras a 12 de junho, sendo que no Algarve e parte do Tejo e Oeste inicia a dia 1 de Junho (exceção de Cascais, que abre em maio)”, referiu fonte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao diário.

Para as zonas do país onde a época balnear já está aberta, a aplicação Infopraia, que disponibiliza informações sobre a lotação das praias, já estará a funcionar.

Em declarações ao matutino, a comandante Nádia Rijo, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN), explicou que o dispositivo estará em força nas praias de todo o país, mas com “atenção especial na zona do Centro e do Sul, porque há municípios que abrem a época balnear a 29 de maio e a 1 de Junho”, e nas praias sem nadador-salvador.

A AMN conta com 745 elementos em todo o território nacional, incluindo 66 militares em vigilância motorizada e 106 militares em vigilância apeada. O dispositivo conta também ainda com 452 elementos da Polícia Marítima e com 121 elementos das estações de salva-vidas e, segundo o Público, tem ainda a cooperação das restantes forças de segurança, que podem intervir a qualquer momento.

No dia 18 de maio, entrou em vigor o decreto de lei que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias no contexto da pandemia. Quem não cumprir as regras está sujeito a coimas entre os 50 e os 100 euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …