No Equador, infetados com Covid-19 morrem em casa. Polícia recolhe quase 800 corpos

Marco Ottico / EPA

As autoridades equatorianas removeram quase 800 corpos nas últimas semanas de casas em Guayaquil, onde se encontra o epicentro do surto de coronavírus no país, depois que a doença atingiu os serviços de emergência, os hospitais e as agências funerárias.

Segundo avançou a AFP, os funcionários das funerárias da cidade não têm conseguido fazer face aos pedidos, com os moradores a publicar vídeos nas redes sociais nos quais mostram os corpos abandonados nas ruas, juntamente com mensagens a pedir ajuda para enterrar os membros das suas famílias.

“O número que coletamos com a força-tarefa das casas excedeu as 700 pessoas”, disse Jorge Wated, que lidera uma equipa de agentes da polícia e militares, criada pelo governo para ajudar no caos desencadeado pela Covid-19.

Mais tarde, no Twitter, o responsável indicou que a força-tarefa conjunta, em operação nas últimas três semanas, recuperou 771 corpos de casas e outros 631 de hospitais. Wated não especificou a causa das mortes das vítimas, 600 das quais enterradas pelas autoridades.

O Equador registrou 7.500 casos do coronavírus desde que o primeiro diagnóstico foi confirmado, a 29 de fevereiro. A província costeira de Guayas é responsável por mais de 70% dos infetados no país, com quatro mil casos na capital Guayaquil.

Os militares e a polícia começaram a remover corpos das casas três semanas após o colapso do sistema mortuário em Guayaquil, causando atrasos nos serviços forenses e funerários, sob um toque de recolher diário de 15 horas.

O governo equatoriano assumiu a tarefa de enterrar os corpos, dada a incapacidade dos familiares de fazê-lo por várias razões, inclusive financeiras.

No início de abril, Wated disse que os “médicos especialistas estimam que as mortes relacionadas à Covid-19 nesses meses cheguem entre 2.500 e 3.500, apenas na província de Guayas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …