Polícia que matou homem pelas costas foi despedido e acusado de assassínio

O polícia branco detido e acusado pela morte de um homem negro em North Charleston, Carolina do Sul, foi demitido da polícia, anunciou hoje o presidente da câmara desta cidade do sudeste norte-americano.

“Quero dizer-vos que o polícia foi demitido”, indicou o presidente da câmara, Keith Summey, durante uma conferência de imprensa interrompida diversas vezes por algumas pessoas que gritavam “sem justiça não há paz”.

“Não caucionamos o que está mal, pouco importa quem” é o autor, prosseguiu o autarca.

O polícia, Michael Thomas Slager, disparou este sábado oito vezes sobre Walter Scott, 50 anos, que se afastava a correr e de costas voltadas para o agente, depois de ter sido detido num controlo rodoviário.

As imagens foram captadas por uma testemunha e enviadas ao New York Times.

O polícia, que arrisca a pena de morte ou 30 anos de prisão, disse antes da divulgação das imagens que Walter Scott o agrediu e se apoderou da sua arma de eletrochoque (‘taser’).

O presidente da câmara Summey precisou que viu o vídeo pela primeira vez na terça-feira. “Fiquei doente com o que vi“, explicou.

Summey indicou ainda que o chefe da polícia da cidade não estava em condições de se pronunciar sobre o incidente, porque o inquérito foi confiado à polícia do estado, a “South Carolina Law Enforcement Division” (SLED).

O presidente da câmara revelou ainda que a autarquia recebeu um subsídio para adquirir uma centena de câmaras individuais destinadas a equipar os polícias uniformizados.

“É uma tragédia horrível” para a família da vítima e para a do polícia, cuja mulher está grávida de oito meses, acrescentou Summey.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura apedrejado por manifestantes em Setúbal

O candidato presidencial do Chega foi esta quinta-feira apedrejado a saída de um comício no Cinema Charlot em Setúbal por algumas dezenas de manifestantes, na sua maioria cidadãos de etnia cigana. O corpo de intervenção da …

Ana Gomes promete encorajar Pedro Nuno Santos a avançar para liderança do PS

A candidata presidencial Ana Gomes prometeu encorajar Pedro Nuno Santos, que na sexta-feira se junta à sua campanha, a avançar para a liderança do PS, quando a questão da sucessão de António Costa se colocar …

Católica prevê queda do PIB de 2% este ano devido ao confinamento

Os economias da Universidade Católica de Lisboa traçaram cenários, sendo que o mais pessimista prevê uma contração de 4% este ano e o mais otimista aponta para um crescimento de 3%. A Universidade Católica de Lisboa …

Empresas podem pedir subsídios a fundo perdido a partir desta quinta-feira

As empresas mais afetadas pela pandemia podem apresentar as suas candidaturas ao Apoiar.pt, um programa de subsídios a fundo perdido, a partir desta quinta-feira. As candidaturas devem ser feitas através do Balcão 2020. Os apoios pedidos …

Centenas de pessoas deram sangue em Lisboa, mas houve quem esperasse 5 horas

Os portugueses responderam bem ao pedido da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e, em Lisboa, centenas de pessoas fizeram fila para dar sangue. Na terça-feira, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) …

Espanhóis e portugueses interessados na nova PPP do Hospital de Cascais

O concurso internacional para uma nova Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital de Cascais atraiu a atenção de interessados portugueses e espanhóis. Em maio do ano passado, o Governo deu a autorização para o lançamento de um …

China impõe sanções a vários responsáveis da administração de Trump

A China impôs esta quinta-feira sanções ao ex-secretário de Estado norte-americano cessante, Mike Pompeo, e a outros funcionários da administração do antigo Presidente, Donald Trump, por "violar" a soberania do país asiático. Uma declaração do Ministério …

Governo fecha estabelecimentos de ensino durante duas semanas. Não vai haver aulas à distância

O primeiro-ministro António Costa anunciou a interrupção de todos as atividades letivas durante os próximos 15 dias devido ao aumento de casos de infeção por covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa depois do Conselho de …

"Não podemos desvalorizar a democracia". No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das …

Portugal regista mais 221 mortes (novo máximo) e 13.554 casos de covid-19

Portugal registou esta quinta-feira 221 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.554 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral …