/

Polícia que matou homem pelas costas foi despedido e acusado de assassínio

O polícia branco detido e acusado pela morte de um homem negro em North Charleston, Carolina do Sul, foi demitido da polícia, anunciou hoje o presidente da câmara desta cidade do sudeste norte-americano.

“Quero dizer-vos que o polícia foi demitido”, indicou o presidente da câmara, Keith Summey, durante uma conferência de imprensa interrompida diversas vezes por algumas pessoas que gritavam “sem justiça não há paz”.

“Não caucionamos o que está mal, pouco importa quem” é o autor, prosseguiu o autarca.

O polícia, Michael Thomas Slager, disparou este sábado oito vezes sobre Walter Scott, 50 anos, que se afastava a correr e de costas voltadas para o agente, depois de ter sido detido num controlo rodoviário.

As imagens foram captadas por uma testemunha e enviadas ao New York Times.

O polícia, que arrisca a pena de morte ou 30 anos de prisão, disse antes da divulgação das imagens que Walter Scott o agrediu e se apoderou da sua arma de eletrochoque (‘taser’).

O presidente da câmara Summey precisou que viu o vídeo pela primeira vez na terça-feira. “Fiquei doente com o que vi“, explicou.

Summey indicou ainda que o chefe da polícia da cidade não estava em condições de se pronunciar sobre o incidente, porque o inquérito foi confiado à polícia do estado, a “South Carolina Law Enforcement Division” (SLED).

O presidente da câmara revelou ainda que a autarquia recebeu um subsídio para adquirir uma centena de câmaras individuais destinadas a equipar os polícias uniformizados.

“É uma tragédia horrível” para a família da vítima e para a do polícia, cuja mulher está grávida de oito meses, acrescentou Summey.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.