Tentaram matar um político na Noruega (e a polícia precisa de ajuda de donos de Teslas)

arnolddeleon / Flickr

A polícia de Sandefjord, uma cidade na Noruega, está a voltar-se para um aliado improvável enquanto investiga uma tentativa de assassinato: as câmaras de vigilâncias dos veículos da Tesla.

Na noite de domingo passada, alguém tentou incendiar a casa de Bjørn Ole Geditsch, mayor de Sandefjord, uma cidade a sul de Oslo, na Noruega.

Quando Geditsch sentiu o cheiro a gasolina, saiu rapidamente de casa sem ferimentos. O mayor está a assumir que as pessoas que atearam o fogo à sua casa estavam a tentar matá-lo, por isso forneceu à polícia uma lista de nomes daqueles que poderiam estar envolvidos.

Até agora, a polícia norueguesa, que está a investigar o sucedido como uma tentativa de assassinato, não identificou nenhum suspeito nem tinha qualquer pista sobre os crimionosos.Além disso, a vizinhança do mayor da cidade não tem muitas câmaras de segurança às quais posam recorrer.

No entanto, de acordo com a imprensa local, como há uma alta concentração de veículos Tesla na Noruega, as autoridades decidiram procurar proprietários de Teslas na área para ver se as câmaras de segurança dos seus carros captaram algo suspeito.

O Sentry Mode de Tesla transforma as câmaras do piloto automático de um carro numa espécie de sistema de segurança que regista tudo o que se aproxima do veículo estacionado. O sistema já capturou vários vândalos de Teslas, mas esta pode ser a primeira vez que polícias pedem ajuda aos proprietários de Teslas para resolver um crime – e não o contrário.

De acordo com o Electrek, a saga sugere um futuro em que a polícia possa comprar mais veículos Tesla que lhes permitam filmar os seus arredores enquanto viajam.

Por enquanto, Sandefjord está focada em descobrir quem atacou a casa do mayor da cidade. Com os nomes da lista de Geditsch e imagens de vigilância dos muitos Tesla que existem na Noruega, talvez possa ser possível resolver este crime.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …