PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Estela Silva / EPA

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente sofreu ferimentos ligeiros.

O Comando Metropolitano da PSP do Porto acionou, durante a madrugada desta quinta-feira, o Corpo de Intervenção para dispersar os adeptos portistas que se concentraram na Avenida dos Aliados para festejarem a conquista do 29.º título nacional de futebol.

Em declarações à agência Lusa, fonte das Relações Públicas da Polícia de Segurança Pública do Porto referiu que “pelo menos um polícia ficou ferido, numa mão, tendo recebido tratamento hospitalar“.

Os adeptos que insistiam em concentrar-se na Avenida dos Aliados, onde tradicionalmente se festejam os títulos do FC Porto, arremessaram objetos, como garrafas e outros, contra a polícia.

“Já na parte final dos festejos”, quando os agentes da polícia tentavam sensibilizar um grupo de adeptos que se encontrava “maioritariamente sem máscara” e “sem qualquer cuidado sanitário”, foram arremessadas garrafas de vidro contra os polícias, contou o comissário Rogério Silva à Antena 1, citado pelo jornal Público.

Fonte da PSP do Porto disse ainda ao mesmo jornal que não houve nenhuma detenção, no entanto, duas pessoas foram identificadas.

Apesar dos apelos para que os adeptos fossem contidos nos festejos, não só pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, como pelo próprio clube portuense, devido à pandemia de covid-19, milhares saíram às ruas, mesmo assim, para celebrar o título.

Esta quinta-feira de manhã, já depois dos festejos, o primeiro-ministro felicitou o FC Porto pela conquista do título, alertando para a necessidade do cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) durante os festejos.

“Parabéns ao FC Porto. Presidente, equipa técnica, jogadores e adeptos pelo título de campeão nacional de futebol. Num campeonato tão atípico, a vitoria não deve ser menos saboreada, mas cumprindo sempre as normas e recomendações da Direção-Geral da Saúde”, escreveu António Costa no Twitter.

O FC Porto assegurou, esta quarta-feira, a conquista do 29.º título de campeão português de futebol, ao vencer o Sporting por 2-0, no Estádio do Dragão, no encontro de encerramento da 32.ª jornada da I Liga 2019/20.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …