Polícia indonésia usa cobra em interrogatório para intimidar um alegado ladrão

A polícia indonésia emitiu um pedido de desculpas e prometeu ações disciplinares depois de agentes enrolarem uma cobra à volta do pescoço de um suspeito para o obrigar a confessar.

Um vídeo a circular online mostra um indivíduo sentado com as mãos atadas atrás das costas e a ser questionado sobre o facto de ter roubado telemóveis.

À volta do seu pescoço foi colocada uma cobra viva, que os agentes estavam a usar para ameaçar o suspeito e forçá-lo a confessar. “Quantas vezes roubaste telemóveis?”, questiona o agente. “Só duas vezes”, responde o suspeito.

No vídeo pode ouvir-se uma voz que ordena o homem a abrir os olhos e que, a certo ponto, ameaça colocar o animal na sua boca ou nas suas calças.

A advogada que divulgou o caso, Veronika Koman, é veterana na defesa dos naturais de Papua, uma província indonésia que faz fronteira com a Papua Nova Guiné e cujos naturais se queixam com frequência de serem vítimas de racismo por parte das autoridades. Em janeiro, segundo Koman, um ativista pró-independência foi detido sob uma falsa acusação de roubo e sujeito a tratamento semelhante.

“Foi espancado, pontapeado, esbofeteado, e a sua cabeça foi empurrada em direção à cobra para o obrigar a admitir que tinha roubado uma motocicleta”, disse Koman, acrescentando que outros locais detidos por motivos políticos têm igualmente testemunhado o uso de cobras por parte das forças de segurança.

Confrontadas com provas visuais inegáveis do abuso mais recente, as autoridades reconheceram o erro publicamente, de acordo com a agência Reuters.

Em comunicado, o chefe de polícia Tonny Ananda Swadaya emitiu um pedido de desculpas, admitindo que os agentes não atuaram de forma profissional e acrescentando que estes agiram por sua iniciativa. A cobra não era venenosa, disse ainda.

“Tomamos ações contra os agentes”, disse Tonny Ananda Swadaya, acrescentando que os agentes não atacaram fisicamente o homem.

“Institucionalmente, não reconhecemos uma forma de interrogatório tão pouco profissional, e garantimos que um método tão desumano não voltará a acontecer no futuro“, disse um porta-voz da polícia.

O caso está a ser investigado pela unidade de assuntos internos e se comprovada a violação da lei ou do código de conduta dos agentes serão tomadas diligências.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …