Polícia indonésia usa cobra em interrogatório para intimidar um alegado ladrão

A polícia indonésia emitiu um pedido de desculpas e prometeu ações disciplinares depois de agentes enrolarem uma cobra à volta do pescoço de um suspeito para o obrigar a confessar.

Um vídeo a circular online mostra um indivíduo sentado com as mãos atadas atrás das costas e a ser questionado sobre o facto de ter roubado telemóveis.

À volta do seu pescoço foi colocada uma cobra viva, que os agentes estavam a usar para ameaçar o suspeito e forçá-lo a confessar. “Quantas vezes roubaste telemóveis?”, questiona o agente. “Só duas vezes”, responde o suspeito.

No vídeo pode ouvir-se uma voz que ordena o homem a abrir os olhos e que, a certo ponto, ameaça colocar o animal na sua boca ou nas suas calças.

A advogada que divulgou o caso, Veronika Koman, é veterana na defesa dos naturais de Papua, uma província indonésia que faz fronteira com a Papua Nova Guiné e cujos naturais se queixam com frequência de serem vítimas de racismo por parte das autoridades. Em janeiro, segundo Koman, um ativista pró-independência foi detido sob uma falsa acusação de roubo e sujeito a tratamento semelhante.

“Foi espancado, pontapeado, esbofeteado, e a sua cabeça foi empurrada em direção à cobra para o obrigar a admitir que tinha roubado uma motocicleta”, disse Koman, acrescentando que outros locais detidos por motivos políticos têm igualmente testemunhado o uso de cobras por parte das forças de segurança.

Confrontadas com provas visuais inegáveis do abuso mais recente, as autoridades reconheceram o erro publicamente, de acordo com a agência Reuters.

Em comunicado, o chefe de polícia Tonny Ananda Swadaya emitiu um pedido de desculpas, admitindo que os agentes não atuaram de forma profissional e acrescentando que estes agiram por sua iniciativa. A cobra não era venenosa, disse ainda.

“Tomamos ações contra os agentes”, disse Tonny Ananda Swadaya, acrescentando que os agentes não atacaram fisicamente o homem.

“Institucionalmente, não reconhecemos uma forma de interrogatório tão pouco profissional, e garantimos que um método tão desumano não voltará a acontecer no futuro“, disse um porta-voz da polícia.

O caso está a ser investigado pela unidade de assuntos internos e se comprovada a violação da lei ou do código de conduta dos agentes serão tomadas diligências.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …