(cv)

As 39 pessoas que foram encontradas mortas dentro de um camião em Essex, no Reino Unido, no passado dia 23 de outubro, eram de nacionalidade vietnamita e os corpos já foram formalmente identificados.
A polícia britânica identificou formalmente os 39 corpos encontrados no interior do camião descoberto na madrugada do dia 23 de outubro num industrial em Essex. Todas as vítimas são vietnamitas e não chinesas e entre elas estava um adolescente, avança o Observador.
“Este é um passo importante na investigação e permite-nos trabalhar com os nossos colegas da polícia vietnamita no sentido de apoiar as famílias das vítimas”, disse, citado pela Reuters, o oficial da polícia de Essex, Tim Smith.
Inicialmente julgou-se que a nacionalidade das 39 vítimas mortais seria chinesa. Mas alguns dias após a descoberta, a possibilidade de aquelas pessoas serem do Vietname começou a ganhar força.
A confirmação oficial surgiu esta quinta-feira, pela polícia vietnamita, que acrescentou que as vítimas são originárias de seis províncias: Haiphong, Hai Duong, Nghe An, Ha Tinh, Quang Binh e Hue.
De acordo com o matutino, a confirmação chegou por volta das 13h30 desta quinta-feira e foi avançada tanto pela polícia de Essex como pelo ministério da Segurança Pública vietnamita. As famílias de todas as vítimas já foram informadas.
A descoberta destes corpos no Reino Unido tem despertado a atenção às redes ilegais de transporte de migrantes desde a Ásia e África até vários países europeus.
As 39 pessoas foram encontradas a 23 de outubro, num camião que tinha partido da vila de Zeebrugge, na Bélgica. O condutor enfrenta agora acusações de assassinato, de conspiração para o tráfico de pessoas e de lavagem de dinheiro.