Polícia grega trava camião com 41 migrantes escondidos

A polícia grega encontrou 41 migrantes vivos dentro de um camião frigorífico que foi intercetado numa autoestrada na zona norte da Grécia.

Segundo a Reuters, as autoridades gregas encontraram 41 migrantes escondidos num camião de uma autoestrada junto à cidade de Xanthi. Sete migrantes apresentavam problemas respiratórios e foram transportados para um hospital local.

As pessoas que estavam no interior do camião eram maioritariamente jovens do sexo masculino oriundos do Afeganistão, precisou a polícia helénica. Apesar de o camião ter incorporada uma câmara frigorífica, o sistema de refrigeração não estava ligado, avança o Observador.

A polícia, que parou o camião no âmbito de uma operação stop, deteve o condutor e levou-o, com os migrantes, para identificação numa esquadra de polícia. O motorista é natural da Geórgia e foi detido por suspeita de tráfico de pessoas na autoestrada de Egnatia, na direção da cidade de Tessalonica, perto das portagens da cidade de Xanthi.

Um segundo indivíduo de origem turca, que viajava na cabine do camião, conseguiu fugir e continua a ser procurado pelas autoridades, avançou um site de notícias local, citado pelas agências internacionais.

Xanthi é uma cidade no norte da Grécia, localizada a poucos quilómetros da região fronteiriça de Evros, que separa a Grécia da Turquia, um ponto de passagem dos contrabandistas desde a assinatura do acordo UE-Turquia, em 2016, e do reforço das patrulhas navais no mar Egeu.

A descoberta destes migrantes na Grécia acontece cerca de duas semanas depois de a polícia britânica ter encontrado os corpos de 39 pessoas naturais do Vietname dentro de um camião refrigerado no condado de Essex, a leste de Londres.

Ao longo dos últimos dias foram relatados outros casos de grupos de migrantes encontrados vivos dentro de camiões, como foi o caso no norte da Bélgica (12 migrantes) e na zona de Kent, no Reino Unido (nove migrantes).

Pela primeira vez desde 2016, a Grécia tornou-se novamente no principal ponto de entrada dos requerentes de asilo na Europa. De acordo com a AFP, mais de 34.000 pessoas vivem em condições insalubres em cinco ilhas do Mar Egeu, com uma capacidade total de 6.300 pessoas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.