Polícia dos EUA usa drones para monitorizar o distanciamento social

O departamento de polícia de Westport, no Connecticut, Estados Unidos (EUA), em colaboração com o fabricante de drones Draganfly, está a testar “drones pandémicos”, projetados para monitorizar se as pessoas estão a cumprir as regras de distanciamento social.

De acordo com um comunicado, citado pelo Futurism, esses drones têm “um sensor especializado e sistemas de visão computacional que mostram a febre/temperatura, os batimentos cardíacos e a respiração, além de detetar pessoas a espirrar e a tossir nas multidões, onde quer que grupos de pessoas possam trabalhar ou se reunir”.

Os drones nem precisam se aproximar para identificar os sintomas. “A tecnologia pode detetar com precisão condições infeciosas a uma distância de 90 metros, além de medir o distanciamento social para práticas proativas de segurança pública”, lê-se no comunicado.

Esta notícia foi avançada depois de a China e a Espanha terem implementado o uso de drones para aconselhar as pessoas que estavam a quebrar a quarentena a irem para casa.

O objetivo é manter os agentes das autoridades seguros, minimizando o contato com o público. “O Departamento de Polícia de Westport e os socorristas de todo o mundo estão a  procurar maneiras eficazes de limitar a disseminação da Covid-19 e manter as suas comunidades seguras”, disse o chefe de polícia de Westport, Foti Koskinas.

“Esta tecnologia não melhora apenas a segurança dos nossos agentes e do público. O conceito de uso de drones continua a ser essencial para alcançar as áreas mais remotas, com pouca ou nenhuma mão de obra”, acrescentou Koskinas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.