Polícia dos EUA usa drones para monitorizar o distanciamento social

O departamento de polícia de Westport, no Connecticut, Estados Unidos (EUA), em colaboração com o fabricante de drones Draganfly, está a testar “drones pandémicos”, projetados para monitorizar se as pessoas estão a cumprir as regras de distanciamento social.

De acordo com um comunicado, citado pelo Futurism, esses drones têm “um sensor especializado e sistemas de visão computacional que mostram a febre/temperatura, os batimentos cardíacos e a respiração, além de detetar pessoas a espirrar e a tossir nas multidões, onde quer que grupos de pessoas possam trabalhar ou se reunir”.

Os drones nem precisam se aproximar para identificar os sintomas. “A tecnologia pode detetar com precisão condições infeciosas a uma distância de 90 metros, além de medir o distanciamento social para práticas proativas de segurança pública”, lê-se no comunicado.

Esta notícia foi avançada depois de a China e a Espanha terem implementado o uso de drones para aconselhar as pessoas que estavam a quebrar a quarentena a irem para casa.

O objetivo é manter os agentes das autoridades seguros, minimizando o contato com o público. “O Departamento de Polícia de Westport e os socorristas de todo o mundo estão a  procurar maneiras eficazes de limitar a disseminação da Covid-19 e manter as suas comunidades seguras”, disse o chefe de polícia de Westport, Foti Koskinas.

“Esta tecnologia não melhora apenas a segurança dos nossos agentes e do público. O conceito de uso de drones continua a ser essencial para alcançar as áreas mais remotas, com pouca ou nenhuma mão de obra”, acrescentou Koskinas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …