Polícia espanhola detém cinco presumíveis jihadistas em Barcelona e Madrid

A Polícia espanhola anunciou hoje a detenção em Barcelona e Madrid de cinco presumíveis jihadistas, entre eles o suposto cabecilha que recrutou os demais entre um grupo de jovens delinquentes, quando procuravam comprar uma metralhadora Kalashnikov.

Num comunicado é adiantado que a operação foi realizada pelo Comissariado Geral de Informações da Polícia Nacional e da Brigada Provincial de Informações de Barcelona, liderada pela Audiência Nacional, e com a colaboração de várias agências secretas internacionais, como o FBI, Europol e dos serviços de segurança da Argélia.

Quatro dos cinco “presumíveis jihadistas” foram detidos em Barcelona entre janeiro e março e o quinto em Madrid já nos últimos dias.

Trata-se da segunda parte da “Operação Arbac”, desenvolvida em janeiro passado e em que foram detidos três presumíveis jihadistas, um deles um suposto “retornado” do grupo extremista Estado Islâmico (EI), de nacionalidade argelina, que combateu no conflito sírio-iraquiano, bem como dois outros compatriotas.

Durante a investigação, verificou-se que os detidos contaram com a ajuda de uma outra pessoa que coordenou, a partir da Argélia, as medidas de segurança dos recém-chegados a Espanha para não serem detetados pelos serviços secretos locais.

Segundo o comunicado, o “coordenador” era identificado no grupo como Sheikh (xeque).

Quando os três presumíveis jihadistas foram presos, as atenções voltaram-se para o suposto chefe e, no final de março, foi detetada a sua entrada na Espanha, onde se fixou em Barcelona.

A investigação subsequente permitiu identificá-lo e verificar a sua ligação ao EI desde 2016, altura em que foi detido na Turquia ao tentar entrar numa zona de conflito para se juntar ao grupo extremista.

Depois de ser posto em liberdade, Sheikh percorreu vários países, como a Malásia, Tanzânia e Argélia, onde continuou a recrutar jovens para a organização.

Em Barcelona, rodeou-se de um grupo de jovens criminosos argelinos que se dedicava de forma organizada a assaltar turistas.

Desde que ‘Sheikh’ chegou a Barcelona, verificou-se que vários dos jovens recrutados apresentavam “altos sinais de radicalização”.

A Polícia espanhola decidiu prendê-los ao detetar que um dos integrantes do grupo estava a procurar comprar uma metralhadora ‘Kalashnikov’.

Na residência do líder da célula terrorista, a polícia encontrou três catanas (com 60, 57 e 51 centímetros) e cerca de 70 munições.

Quatro dos detidos compareceram hoje perante um juiz da Audiência Nacional (um tribunal com sede em Madrid e que tem jurisdição em todo o território da Espanha), que ordenou a respetiva detenção. O quinto elemento será apresentado ao juiz nos próximos dias.

Os cinco estão acusados de pertencerem a uma organização terrorista e de auto doutrinamento. O presumível líder do grupo é acusado ainda de um crime de auto doutrinamento ativo.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …