Polícia dispara contra terapeuta negro desarmado e com as mãos no ar

A polícia americana disparou contra um cidadão negro não armado que estava deitado no chão e com as mãos no ar. O homem trabalha como terapeuta e estava a tentar acalmar um paciente com autismo.

Charles Kinsey, terapeuta norte-americano, estava a tentar acalmar um paciente com autismo, que tinha fugido do centro de tratamento, quando foi abordado pela polícia.

Mesmo deitado no chão, com os braços no ar e a tentar explicar o que se passava, o cidadão negro foi atingido por um dos tiros dos polícias.

O episódio aconteceu depois das autoridades terem sido chamadas ao local porque tinha sido reportado que o jovem estava com uma arma.

Charles obedeceu a todas as regras impostas pelos agentes e explicou que o que seria uma arma era, de facto, um carrinho de brincar.

Nessa altura, o próprio terapeuta perguntou ao polícia porque é que tinha sido alvejado, ao que o agente terá respondido “não sei”.

Segundo a imprensa americana, o polícia que disparou terá sido suspenso e foi aberta uma investigação para apurar mais detalhes sobre o caso.

A tensão entre as autoridades e a comunidade negra nos EUA tem vindo a ganhar força nos últimos tempos, sobretudo depois de dois casos em que os dois homens foram abatidos sem justificação.

Arlon Sterling, de 37 anos, estava a vender CDs junto a uma loja de conveniência quando foi abordado e abatido a tiro por dois polícias.

Na mesma semana, Philando Castile, de 32 anos, foi morto dentro do seu próprio carro, depois de um polícia o ter alvejado enquanto este procurava os documentos no bolso.

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O que estão a tentar impingir na mente das pessoas, na realidade foi o que sempre impingiram: que nos EUA sempre existiu ódio de morte pela raça negra… vai continuar a existir, e irremediavelmente vai ainda dar muito que falar…

  2. Arlon Sterling.. vendia sim.. CDs piratas… ilegais portanto.. e para alem disso tinha uma arma consigo. Resistiu aos comandos da polícia e tentou chegar à arma quando já o estavam a tentar controlar. Note-se que a polícia tinha sido chamada porque alguém (ele) estava a empunhar uma arma à saída da loja de conveniência onde vendia os CDs. Tinha um longo cadastro de resistência à polícia, roubo, violência e inclusivamente violação de uma menor. Tinha filhos mas não pagava a pensao de alimentos.. devia cerca de 25000 USDs (bela peça.. e por aqui já dá para ver a coisa.. nem vou continuar..)

    Philando Castile, tinha droga no veículo em que circulava… e estava a consumi-la na presença de uma criança que por sua vez estava no banco traseiro.. ficando essa também sob o efeito das drogas fumadas. Foi mandado parar porque correspondia à descrição de alguém que tinha assaltado uma loja de conveniência à mão armada na zona em que circulava, e, apesar do comando policial para não chegar à arma que tinha debaixo do banco.. ele assim o fez e foi obviamente abatido! O streaming para o facebook para além de incompleto apenas iludiu os pouco atentos… e aumentou as tensões raciais (que resultou nos atentados com snipers nos dias seguintes).

    Tudo isto acontece num momento que é conveniente à Sra. Hillary retirar as atenções sobre os seus crime de estado.. e que se fosse feitos por outra pessoa qualquer… essa já estaria em Guantanamo!

    • ” A polícia americana disparou contra um cidadão negro não armado que estava deitado no chão e com as mãos no ar. O homem trabalha como terapeuta e estava a tentar acalmar um paciente com autismo. “

  3. Nesse país mata-se por tudo e por nada e o mais caricato é que as armadas são vendidas e permitidas até a crianças e depois a polícia diz matar porque alguém estava armado embora nem sequer tivesse feito qualquer movimento estranho, este caso irá dar na morte de mais uns tantos polícias, mas é disto que na prática os americanos parecem gostar.

  4. Só “qualidade e competência” na policia americana!…
    Pior que as forças policias de alguns países de 3º mundo!…

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …