A polícia foi à funerária tentar desbloquear um telemóvel com o dedo do defunto

Nos Estados Unidos, as autoridades foram a uma funerária para tentar desbloquear o telemóvel de um morto com as suas impressões digitais. A família fala em falta de respeito.

Polícias entraram numa funerária da cidade de Clearwater, no litoral oeste da Flórida, nos Estados Unidos, e usaram os dedos de um defunto para tentar desbloquear o seu telemóvel, tudo isso com o objetivo de investigar o tiroteio que ocasionou a sua morte, segundo informou a imprensa local esta segunda-feira.

O facto, divulgado apenas agora, aconteceu em março, quando dois detetives da polícia da cidade de Largo entraram na funerária Sylvan Abbey Funeral Home, em Clearwater, com um telemóvel que pertencia ao morto, Linus Phillip, de 30 anos, e tentaram usar a impressão digital para tentar desbloquear o aparelho e aceder às suas informações.

Apesar da tentativa inusitada, os agentes não conseguiram desbloquear o smartphone do proprietário. Segundo o Tampa Bay Times, a namorada do falecido, Victoria Armstrong, de 28 anos, que estava no local, expressou indignação com o que estava aacontecer e considerou a iniciativa dos detetives uma falta de respeito.

O tenente Randall Chaney confirmou o fracasso das tentativas de desbloquear o telemóvel para aceder a possíveis informações sobre o tiroteio no qual Phillip foi abatido pelos agentes.

Chaney disse acreditar que uma ação daquele género não requer uma ordem judicial porque “não é concedida expectativa de privacidade depois da morte”. A opinião do tenente é polémica e esbarra em questões éticas e legais, inclusive na de dignidade na morte, mas, de acordo com a mesma publicação, há vários especialistas que o apoiam.

Linus Phillip foi morto pela polícia em março num posto de gasolina da cidade de Wawa, quando tentava fugir dos agentes na sua viatura.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …