A polícia foi à funerária tentar desbloquear um telemóvel com o dedo do defunto

Nos Estados Unidos, as autoridades foram a uma funerária para tentar desbloquear o telemóvel de um morto com as suas impressões digitais. A família fala em falta de respeito.

Polícias entraram numa funerária da cidade de Clearwater, no litoral oeste da Flórida, nos Estados Unidos, e usaram os dedos de um defunto para tentar desbloquear o seu telemóvel, tudo isso com o objetivo de investigar o tiroteio que ocasionou a sua morte, segundo informou a imprensa local esta segunda-feira.

O facto, divulgado apenas agora, aconteceu em março, quando dois detetives da polícia da cidade de Largo entraram na funerária Sylvan Abbey Funeral Home, em Clearwater, com um telemóvel que pertencia ao morto, Linus Phillip, de 30 anos, e tentaram usar a impressão digital para tentar desbloquear o aparelho e aceder às suas informações.

Apesar da tentativa inusitada, os agentes não conseguiram desbloquear o smartphone do proprietário. Segundo o Tampa Bay Times, a namorada do falecido, Victoria Armstrong, de 28 anos, que estava no local, expressou indignação com o que estava aacontecer e considerou a iniciativa dos detetives uma falta de respeito.

O tenente Randall Chaney confirmou o fracasso das tentativas de desbloquear o telemóvel para aceder a possíveis informações sobre o tiroteio no qual Phillip foi abatido pelos agentes.

Chaney disse acreditar que uma ação daquele género não requer uma ordem judicial porque “não é concedida expectativa de privacidade depois da morte”. A opinião do tenente é polémica e esbarra em questões éticas e legais, inclusive na de dignidade na morte, mas, de acordo com a mesma publicação, há vários especialistas que o apoiam.

Linus Phillip foi morto pela polícia em março num posto de gasolina da cidade de Wawa, quando tentava fugir dos agentes na sua viatura.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …