Polícia britânica revela nomes dos suspeitos do ataque a Skripal

(h) Polícia Metropolitana de Londres

Esta quarta-feira, a polícia britânica divulgou o nome de dois homens suspeitos de terem sido os autores do ataque ao antigo espião russo Sergei Skripal e à sua filha Yulia.

Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, os dois suspeitos identificados pela polícia britânica, têm nacionalidade russa. E de acordo com a Scotland Yard, existem “provas suficientes” para condenar ambos.

Segundo explica o Público, os dois suspeitos terão chegado ao aeroporto Gatwick a 2 de março e ficaram instalados no hotel City Stay, em Londres. No dia 4 desse mês, viajaram até à cidade onde aconteceu o ataque com o agente nervoso.

O Novichok, desenvolvido nas décadas de 70 e 80 na União Soviética, é composto por um conjunto de químicos, todos eles com composições ligeiramente distintas e altamente tóxicos. Em suma, é uma das armas químicas mais poderosas alguma vez criadas.

Apesar de não terem revelado os nomes, no passado mês de agosto os detetives da Scotland Yard diziam estar seguros de terem identificado os responsáveis pelo ataque, que aconteceu no dia 4 de março deste ano, em Salisbury.

As autoridades adiantaram que, para já, ainda não vão pedir a extradição dos dois suspeitos a Moscovo porque a constituição russa não permite a extradição dos seus próprios nacionais e porque recusou pedidos de extradição em situações anteriores.

No entanto, avança o Observador, a Unidade de Polícia de Contra-Terrorismo, responsável pela investigação ao ataque, adiantou em comunicado que as autoridades obtiveram um mandado de detenção europeu.

Isto significa que, “se um dos homens viajar para um país onde o mandado de detenção europeu for válido, ele será preso e será extraditado para responder a essas acusações, para as quais não há prazo de prescrição”.

Skripal e a sua filha foram hospitalizados durante várias semanas e acabaram por ter alta, na sequência do ataque com o agente nervoso. O envenenamento do ex-espião russo desencadeou uma crise diplomática entre Londres e Moscovo, pois o governo britânico decidiu expulsar vários diplomatas russos, medida igualmente seguida pela Rússia.

Apesar de o Reino Unido ter acusado a Rússia do envenenamento dos Skripal, o Kremlin tem negado qualquer responsabilidade pelo ataque.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Julgamento de Rui Pinto arranca dia 4 de setembro

O pirata informático português Rui Pinto vai a julgamento no dia 4 de setembro, escreve a Sábado. O alegado autor do Football Leaks responde por 90 crimes de acesso indevido, violação de correspondência, acesso ilegítimo, …

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …