Polícia britânica já identificou suspeitos do ataque a Skripal

Tribunal Militar de Moscovo / TASS

Sergei Skripal, antigo espião russo recrutado pelos serviços secretos britânicos.

A polícia britânica acredita ter identificado os suspeitos do ataque contra o ex-agente dos serviços secretos russos Serguei Skripal e a filha. Os inspetores “têm a certeza” de que são russos.

A polícia inglesa terá identificado os autores do envenenamento do antigo espião russo Serguei Skripal e da filha, a 4 de março. Segundo a Press Association, as autoridades britânicas acreditam que os suspeitos são de nacionalidade russa.

“A polícia acredita que identificaram os suspeitos da autoria do ataque com Novichok através de imagens de videovigilância e cruzamento dessas imagens com registos de entrada de estrangeiros no país naquela altura. Os investigadores têm a certeza de que os suspeitos são russos”, disse uma fonte não identificada à mesma agência noticiosa.

A Scotland Yard, que lidera a investigação, recusa-se a comentar esta infromação.

Segundo a Sky News, a polícia terá analisado cerca de 5 mil horas de imagens de videovigilância da área onde viviam os Skripal, além de imagens do aeroporto de Heathrow, em Londres.

Em março, o Governo de Londres acusou Moscovo de implicação no envenenamento do ex-espião, ocorrido em Salisbury. A Rússia tem negado qualquer envolvimento nos acontecimentos contra os Skripal desde o início.

O caso provocou ainda uma crise diplomática entre Moscovo e vários países ocidentais que reagiram ao acontecimento através da expulsão de diplomatas russos.

Esta informação surge numa altura em que se desenrola o inquérito à morte de uma cidadã que terá sido exposta ao mesmo agente nervoso Novichok. No entanto, segundo o Público, Dawn Sturges terá sido exposta a uma quantidade de veneno dez vezes superior à dos Skripal.

Há vários meios de comunicação britânicos que avançam que o casal – Dawn e Charlie Rowley- terá entrado em contacto com o Novichok através de um frasco de perfume que encontraram no parque de Salisbury, alvo de perícias na passada quarta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …