Morreu a britânica exposta ao gás nervoso Novichok

Neil Hall / EPA

A mulher britânica exposta há uma semana ao agente químico “Novitchok” no sul de Inglaterra morreu esta segunda-feira. A polícia britânica anunciou no domingo a abertura formal de uma investigação por homicídio.

A polícia metropolitana de Londres informou que Dawn Sturgess, 44 anos, morreu no hospital em Salisbury, em Inglaterra, a cidade onde um antigo espião russo e a sua filha foram envenenados em março, com o mesmo agente enervante.

Com ela deu também entrada no hospital Distrital de Salisbury, Charlie Rowley, um homem de 45 anos, que se encontra em estado grave. Sabe-se que o casal tocou com as mãos em matéria contaminada, mas a fonte de contaminação ainda não foi identificada, de acordo com o The Guardian.

Dawn Sturgess e Charlie Rowley tinham estado no parque Rainha Isabel na noite anterior a serem encontrados inanimados.

As autoridades britânicas abriram um inquérito crime e o caso está nas mãos da rede de contra-terrorismo distribuído por cerca de 100 agentes que investigarem o caso.

O chefe da unidade de contra-terrorismo britânica, Nel Basu, disse que “esta notícia terrível apenas fortalece o empenho” das autoridades para “identificar e levar à justiça a pessoa ou pessoas responsáveis” pelo que qualificou como “um ato chocante, irresponsável e bárbaro”.

“Estou chocada com a morte de Dawn Sturgess e o meu pensamento e condolências vão para a sua família”, declarou a primeira-ministra britânica, Theresa May.

“São notícias trágicas e chocantes. Dawn deixa família e três filhos”, disse Nel Basu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna (repentinamente) o cabelo branco pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimentos negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …