Poderemos ter criado por acaso uma bolha protectora à volta da Terra

NASA Goddard / Flickr

Ondas de rádio perdidas poderão estar a afastar da Terra parte da radiação da Cintura de Van Allen

Ondas de rádio perdidas poderão estar a afastar da Terra parte da radiação da Cintura de Van Allen

A vida (como a conhecemos) no nosso planeta só é possível graças ao efeito protector do seu campo magnético, que desvia a radiação solar. Mas esse campo de forças poderá estar a ser reforçado pelas nossas emissões de rádio.

Um estudo científico refere que as variações que ocorrem na magnetosfera se têm reduzido nas últimas décadas, coincidindo com o momento em que se passaram a fazer emissões de rádio em VLF – Very Low Frequency.

Os dados foram obtidos com a ajuda das duas sondas Van Allen que em 2012 foram lançadas pela NASA para explorar a mais inóspita região do nosso sistema solar, e  publicados na Space Science Reviews como parte de um estudo mais alargado que investiga os efeitos da actividade humana nas condições atmosféricas.

Normalmente, diz o Popular Science, estes campos são comprimidos/expandidos em função da actividade solar, mas desde a década de 60 que têm resistido à compressão, mesmo quando enfrentam tempestades solares mais severas.

Embora o estudo recomende que o fenómeno deva ser mais estudado e aprofundado, a explicação avançada é que as emissões de rádio VLF estão a fortalecer o campo que nos protege da radiação solar… dando algum alívio a todos os satélites, que assim podem contar com mais protecção – mesmo em situações que os poderiam deixar em perigo.

JHU-APL

Os dados foram obtidos com a ajuda das duas sondas Van Allen que em 2012 foram lançadas pela NASA para explorar a Cintura de Van Allen, a mais inóspita região do nosso sistema solar

Os dados foram obtidos com a ajuda das duas sondas Van Allen que em 2012 foram lançadas pela NASA para explorar a Cintura de Van Allen, a mais inóspita região do nosso sistema solar

Ainda este ano a Força Aérea dos Estados Unidos planeia lançar o satélite DSX, que levará a bordo um emissor de VLF com o objectivo de verificar se o mesmo poderá proteger o satélite da radiação espacial.

Se a experiência for bem sucedida, poderemos ter dado dar mais um importante passo para permitir viagens de astronautas até outros planetas, já que a questão da sua exposição à radiação é um dos pontos críticos para as viagens de longa duração, fora do ambiente protector da nossa magnetosfera .

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os ETs que administram o nosso planeta é que reforçaram o campo magnético protector da Terra para permitir que as nossas telecomunicações rudimentares possam funcionar !!!

RESPONDER

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …