Terceiro resgate à Grécia poderá mesmo estar a caminho

matthew_tsimitak / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

A possibilidade de um terceiro programa de assistência financeira à Grécia ressurgiu nos últimos dias, apesar de Bruxelas insistir que a prioridade é chegar a acordo para desbloquear os 7 mil milhões de euros do último programa ainda pendentes.

Desde 2010, a Grécia teve dois programas de resgate no montante total de 240 mil milhões de euros, tendo como credores a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), mas face às dificuldades do país em financiar-se nos próximos meses, a ideia de um terceiro programa não é nova.

No ano passado, foi avançada a possibilidade de um novo empréstimo no valor de 10 mil milhões de euros, e na semana passada o jornal alemão Rheinische Post avançava com a hipótese de 20 mil milhões, citando fontes em Berlim, mas nos últimos dias o montante sugerido é mais elevado.

Na segunda-feira, o ministro das Finanças espanhol, Luis de Guindos, afirmou que tem havido discussões sobre um eventual programa e fontes próximas do governante espanhol avançaram que o montante em causa estaria entre 30 e 50 mil milhões de euros.

Também na segunda-feira, o vice-presidente da Comissão Europeia com o pelouro do euro, Valdis Dombrovskis, falou, numa entrevista à Bloomberg, na hipótese de um terceiro programa.

“A Grécia pode precisar de um mecanismo adicional após o fim do actual programa“, afirmou, acrescentando que a possibilidade de ficar apenas com uma linha de crédito é actualmente “menos provável” devido “à instabilidade financeira”.

As conclusões da reunião de ministros das Finanças realizada no passado dia 20 referem que os parceiros europeus mantêm o compromisso de apoiar a Grécia até que o país tenha pleno acesso aos mercados.

Os ministros das Finanças da zona euro, que voltam a reunir-se na segunda-feira, “não estão a discutir um terceiro programa de assistência”, disse esta segunda-feira à France Presse Simone Boitelle, porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijssebloem.

Uma porta-voz da Comissão Europeia, Annika Breidthardt, questionada hoje sobre o mesmo assunto respondeu que qualquer discussão sobre o que se segue “é prematura”, dado que o actual programa foi prolongado por quatro meses.

As instituições que emprestaram dinheiro à Grécia esperam por Abril para entregar os 7 mil milhões de euros ainda pendentes no quadro do actual programa, com o objectivo de avaliar previamente as reformas prometidas pelo governo liderado por Alexis Tsipras.

A Grécia terá ainda de encontrar uma solução para pagar cerca de 1,5 mil milhões de euros ao FMI em Março e 6,7 mil milhões de euros ao BCE no verão.

Segundo Olivier Garnier, economista-chefe da Société Générale, “o debate é agora muito mais sobre a necessidade de liquidez a muito curto prazo e para o ano de 2015″, uma questão que considera ter sido “um pouco negligenciada pelo Syriza”, a formação de esquerda radical liderada por Tsipras, que “pensava estar em posição de força devido ao excedente primário do país” e porque a perspectiva de uma saída da Grécia da zona euro “assustava”.

Na opinião do mesmo analista, o Syriza “já percebeu que agitar o espectro da saída da Grécia do euro leva à fuga de capitais e aumenta a necessidade de liquidez”.

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, prometeu hoje apresentar na próxima semana aos seus homólogos propostas de reformas que permitam desbloquear rapidamente a ajuda esperada.

Enquanto espera, a Grécia recebeu hoje uma boa notícia, o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) prometeu investir um montante “significativo” no país até 2020 para ajudar a relançar o crescimento.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …