Podemos levou 300 mil manifestantes às ruas de Madrid

O Podemos afirmou hoje que pelo menos 300 mil pessoas participaram na manifestação “Marcha da Mudança”, organizada hoje em Madrid, um evento que o partido já classificou como um “acontecimento histórico”.

Os números do Podemos são três vezes superiores ao que indicou hoje à tarde uma fonte da polícia, citada pela agência EFE. A fonte policial tinha estimado a afluência de apoiantes à manifestação em cerca de 100 mil pessoas.

Estimativas com base na densidade populacional dos espaços aos quais acorreram as pessoas também apontaram para cerca de 100 mil pessoas.

Em comunicado, o Podemos destacou que o êxito do evento “reside no facto de ter sido erguido em esforço” por “centenas de milhares de cidadãos”, com “opções políticas muito diferentes” umas das outras, que “partilharam o espírito de esperança que inundou as ruas da capital”.

O responsável da Secretaria Política do Podemos e número dois do partido, Íñigo Errejón, considerou que foi “uma mobilização histórica e um marco na democracia”.

“As centenas de milhares de cidadãos” que se deslocaram a Madrid “não vieram protestar nem pedir nada, mas apenas assinalar que uma mudança é possível, vieram construir a soberania popular”, salientou Errejón.

O Podemos foi oficializado em janeiro de 2014 (teve como origem os protestos de cidadãos do movimento cívico 15 de Maio, ou 15M), foi o quarto partido mais votado nas eleições europeias do ano passado e, segundo sondagens recentes, está a pouco mais de dois pontos percentuais do PP, atualmente no poder, à frente do PSOE (socialistas espanhóis).

Este ano a Espanha terá, sucessivamente, eleições municipais, autonómicas e gerais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …

Portugal considera "inamistosa e injustificada" a decisão da Venezuela sobre a TAP

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera “inamistosa” e “injustificada” …

Presidente do Afeganistão reeleito para segundo mandato

O Presidente do Afeganistão foi reeleito para um segundo mandato com 50,64% dos votos, anunciou a comissão eleitoral independente afegã, esta terça-feira, ao divulgar os resultados definitivos das eleições realizadas em setembro passado. "A comissão eleitoral …

Mário Ferreira torna-se o segundo maior acionista da Cofina

O empresário português vai investir 20 milhões de euros no aumento de capital da Cofina, o suficiente para tornar-se o segundo maior acionista da empresa. De acordo com o semanário Expresso, o empresário Mário Ferreira deverá …

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …