Podem existir 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis na nossa galáxia

(dr) NASA

Recorrendo a dados do telescópio espacial Kepler da NASA, uma equipa de cientistas estimou que podem existir até 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis a orbitar estrelas na Via Via-Láctea.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica The Astronomical Journal, podem existir mais planetas potencialmente habitáveis na nossa galáxia, podendo alguns destes mundos estar bem próximos.

Segundo as estimativas da equipa, que contou com a colaboração de cientista da NASA, do Instituto SETI e de outras organizações mundiais, vários destes mundos podem estar a apenas 30 anos-luz de distância do nosso Sol.

“Esta é a primeira vez que todas a peças foram colocadas juntas para fornecer uma medida confiável do número de planetas potencialmente habitáveis na galáxia”, disse o co-autor do estudo Jeff Coughlin, cientista do Instituto SETI e diretor do Kepler Science.

Este é um termo-chave na Equação de Drake, que é utilizada para estimar o número de civilizações transmissíveis; estamos um passo mais perto na longa estrada para descobrir se estamos realmente sozinhos no Cosmos”, continuou, citado em comunicado.

Tal como explica a Europa Press, a Equação de Drake é uma formulação probabilística que detalha os fatores que devem ser considerados para estimar o número potencial de civilizações tecnologicamente avançadas na galáxias que poderiam ser detetadas.

Esta mesma equação é também frequentemente utilizada no âmbito da Astrobiologia, orientando grande parte da investigação do Instituto Seti.

“Saber quão comuns são os diferentes tipos de planetas é extremamente valioso para projetar futuras missões para ‘caçar’ exoplanetas”, acrescentou a co-autora do estudo Michelle Kunimoto, que recentemente se juntou à equipa do telescópio TESS.

E acrescentou: “Investigações que visam pequenos planetas e potencialmente habitáveis em torno de estrelas semelhantes ao Sol vão depender de resultados como estes para maximizar as suas hipóteses de sucesso”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …