Podcast da polícia pode solucionar crime com quase 20 anos

Polícia da Holanda

Um podcast da polícia pode ser a chave para solucionar um crime que ocorreu em 1991 na Holanda. Em agosto desse ano, um homem foi encontrado junto a uma autoestrada enrolado num cobertor elétrico.

Na época, as técnicas de identificação por ADN ainda não estavam completamente desenvolvidas. Como o corpo estava em avançado estado de decomposição, não foi possível identificar a vítima e muito menos chegar a eventuais suspeitos do crime.

Há alguns anos, o caso foi reaberto e, com ajuda das novas tecnologias, foi possível chegar a uma reconstrução facial do homem. Agora, as autoridades decidiram, pela primeira vez, criar um podcast e a população começou a participar com informações que poderiam ser relevantes para o caso.

“O nosso primeiro objetivo é identificar a vítima e falar com os seus parentes após 28 anos sobre o que aconteceu”, disse Rob Boon, coordenador da equipa de Casos Arquivados da polícia. “O nosso segundo objetivo é encontrar o assassino e levá-lo a julgamento”.

A polícia revelou, de acordo com a BBC, que não pode dizer que pistas tem mas que muitas delas contêm “informação útil”. O podcast divide-se em três episódios.

A história começa em 9 de agosto de 1991, uma sexta-feira, quando um corpo esfaqueado e enrolado foi encontrado na estrada perto da cidade de Naarden. Não tinha documentos nem qualquer outra forma de identificação e não foi reconhecido. Não apareceram testemunhas e não havia uma fotografia que pudesse ser mostrada pelas autoridades para que alguém, eventualmente, viesse a reconhecer a vítima.

Johan Baas, então detetive recém-promovido da cidade onde se deu a ocorrência revelou, em declarações à BBC, que “o corpo foi dissecado e tudo foi gravado em fotografia e por escrito”. “Fizemos o que podíamos com os meios existentes como as impressões digitais, mas estas não apareciam na base de dados holandesa“, acrescentou.

Seguidas várias pistas que não levaram a uma conclusão, o caso foi encerrado. Agora, 28 anos e muitas tecnologias depois, o mistério pode estar prestes a ser desvendado graças a um podcast.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.