Podcast da polícia pode solucionar crime com quase 20 anos

Polícia da Holanda

Um podcast da polícia pode ser a chave para solucionar um crime que ocorreu em 1991 na Holanda. Em agosto desse ano, um homem foi encontrado junto a uma autoestrada enrolado num cobertor elétrico.

Na época, as técnicas de identificação por ADN ainda não estavam completamente desenvolvidas. Como o corpo estava em avançado estado de decomposição, não foi possível identificar a vítima e muito menos chegar a eventuais suspeitos do crime.

Há alguns anos, o caso foi reaberto e, com ajuda das novas tecnologias, foi possível chegar a uma reconstrução facial do homem. Agora, as autoridades decidiram, pela primeira vez, criar um podcast e a população começou a participar com informações que poderiam ser relevantes para o caso.

“O nosso primeiro objetivo é identificar a vítima e falar com os seus parentes após 28 anos sobre o que aconteceu”, disse Rob Boon, coordenador da equipa de Casos Arquivados da polícia. “O nosso segundo objetivo é encontrar o assassino e levá-lo a julgamento”.

A polícia revelou, de acordo com a BBC, que não pode dizer que pistas tem mas que muitas delas contêm “informação útil”. O podcast divide-se em três episódios.

A história começa em 9 de agosto de 1991, uma sexta-feira, quando um corpo esfaqueado e enrolado foi encontrado na estrada perto da cidade de Naarden. Não tinha documentos nem qualquer outra forma de identificação e não foi reconhecido. Não apareceram testemunhas e não havia uma fotografia que pudesse ser mostrada pelas autoridades para que alguém, eventualmente, viesse a reconhecer a vítima.

Johan Baas, então detetive recém-promovido da cidade onde se deu a ocorrência revelou, em declarações à BBC, que “o corpo foi dissecado e tudo foi gravado em fotografia e por escrito”. “Fizemos o que podíamos com os meios existentes como as impressões digitais, mas estas não apareciam na base de dados holandesa“, acrescentou.

Seguidas várias pistas que não levaram a uma conclusão, o caso foi encerrado. Agora, 28 anos e muitas tecnologias depois, o mistério pode estar prestes a ser desvendado graças a um podcast.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …