Encontrados poços lunares com a temperatura ideal para os humanos

NASA

A face oculta da Lua: foto obtida em 1968 pela missão Apollo 8

Cientistas da NASA descobriram que áreas sombreadas de poços na Lua têm temperaturas adequadas para os seres humanos viverem. Na região, os termómetros marcariam em torno de 17° Celsius, o que pode facilitar a exploração humana no satélite.

A novidade foi divulgada num estudo publicado recentemente na Geophysical Research Letters. Segundo a pesquisa – na qual recorreram à sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) -, os poços lunares são bem mais amenos do que a superfície do satélite, que regista temperaturas diurnas muito quentes.

Desde que foram descobertos pela primeira vez, em 2009, os poços intrigam a comunidade científica, que se pergunta se as zonas poderiam ser exploradas ou usadas como abrigos para astronautas. Acredita-se que esses locais também poderiam oferecer proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.

“Cerca de 16 dos mais de 200 poços são provavelmente tubos de lava colapsados”, explicou Tyler Horvath, estudante de doutoramento em ciência planetária da Universidade da Califórnia, Los Angeles, que liderou a pesquisa.

De modo parecido com a Lua, os tubos de lava na Terra se formam quando a lava derretida flui sob um campo de magma arrefecido ou quando uma crosta se cria por cima de um rio de lava. Se o teto de um desses tubos desmorona, abre-se um poço que pode levar o resto do tubo à forma de caverna.

Na Lua, a equipa focou a investigação numa caverna de 100 metros de profundidade localizada no Mar da Tranquilidade. Horvath e os colegas usaram modelos computacionais para analisar as propriedades térmicas da rocha e poeira lunar, registando as temperaturas do poço ao longo do tempo.

Os resultados revelaram que as temperaturas dentro do poço variavam pouco ao longo do dia lunar, que equivale a 15 dias terrestres.

Os dados mostraram também que as partes do poço onde há sombras são responsáveis pela temperatura constante, limitando o calor durante o dia e impedindo que se perca à noite.

“Os humanos evoluíram vivendo em cavernas e para cavernas podemos retornar quando vivermos na Lua”, disse David Paige, investigador da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.