Avião despenhou-se em escola do Bangladesh e matou 25 crianças. Professora terá salvado 20

MONIRUL ALAM/EPA

homem transporta um aluno após uma aeronave de treino da Força Aérea se ter despenhado no campus do Milestone College, em Daca, Bangladesh

Pelo menos 27 pessoas morreram, incluindo 25 crianças — – muitas com menos de 12 anos. As outras duas vítimas são o piloto do avião e uma professora da escola. Estado de alguns pacientes continua a ser extremamente crítico.

Pelo menos 27 pessoas morreram, incluindo 25 crianças, depois de um caça se ter despenhado sobre um centro educativo em Daca, Bangladesh, na segunda-feira, indica um novo balanço divulgado na manhã desta terça-feira pelo conselheiro de Saúde do governo interino.

“Entre os mortos, 25 são crianças – muitas com menos de 12 anos – com queimaduras extensas. As outras duas vítimas são o piloto do avião e uma professora da escola”, disse Sayedur Rahman, citado pela imprensa local.

Até à data, as autoridades identificaram e entregaram às famílias cerca de 20 corpos. Um balanço anterior do gabinete de imprensa do exército dava conta de 22 mortos na sequência da queda do avião militar.

Quanto aos feridos, 78 pessoas estão a ser tratadas em diferentes hospitais, cinco das quais encontram-se em estado crítico, notou Rahman. O exército referiu anteriormente a existência de pelo menos 171 feridos, entre os quais 16 elementos das equipas de socorro – 14 militares, um agente da polícia e um bombeiro.

“Estamos a envidar todos os esforços possíveis para prestar cuidados médicos. No entanto, o estado de alguns pacientes continua a ser extremamente crítico”, afirmou aina Rahman.

O que provocou o acidente

O jato de treino F-7 BGI embateu contra o portão de um edifício de dois andares da Milestone School and College, localizada no bairro de Uttara, na zona norte de Daca. Muitos alunos estavam no local à hora do acidente, de acordo com a agência de notícias Europa Press.

As primeiras investigações indicam que o acidente foi causado por uma falha mecânica, minutos após a descolagem do caça, que tinha partido às 13:06 (08:06 em Lisboa) da base aérea de Kurmitola, em Daca, para uma ação de formação regular.

Após a falha, o piloto tentou desviar a aeronave para evitar uma tragédia maior, acabando por se despenhar contra o edifício de dois andares da escola.

A Força Aérea já constituiu um comité de investigação de alto nível para apurar as causas do incidente.

O primeiro-ministro interino, Mohamed Yunus, enviou condolências aos feridos e às famílias das vítimas. “Este é um momento de profundo pesar para a nação”, disse Yunus numa publicação na rede social Facebook.

“A perda sofrida pela equipa da Força Aérea, alunos, pais, professores, funcionários e outros associados à Milestone School é irreparável”, sublinhou o primeiro-ministro interino.

Nas redes sociais, e no The Business Standard, avança-se que a vítima mortal do corpo docente é Mahreen Chowdhury, de 42 anos. A professora, que teria planos para melhorar as infraestruturas da escola num futuro próximo, terá salvado cerca de 20 crianças, guiando-as para local seguro em vez de se proteger. Mahreen ainda lutou contra queimaduras graves durante horas no hospital, mas acabou por morrer.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Shahin Malek (@iamshahinmalek)

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.