/

“Pobreza, precariedade e baixos salários têm rosto feminino”, diz João Ferreira

theleft_eu / Flickr

O candidato presidencial apoiado pelo Partido Comunista Português (PCP), João Ferreira

Durante uma sessão sobre os direitos das mulheres, o candidato do PCP às Presidências, João Ferreira, afirmou que “a pobreza, a precariedade e os baixos salários têm rosto feminino”.

Durante o encontro no Museu da Chapelaria de São João da Madeira, no qual estiveram dezenas de mulheres, falou-se das debilidades à conta do trabalho e da falta de apoio às vítimas de violência. Segundo noticiou o Público, um dos casos relatados foi o de Cristina Tavares, vítima de assédio moral por parte da corticeira que a tentou despedir.

João Ferreira criticou o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por não ter recebido Cristina Tavares e outras operárias e por ter promulgado leis que representam um retrocesso nos direitos laborais, como a do banco de horas, e por ter afirmado que o valor do salário mínimo nacional era “razoável”.

O candidato frisou que o intuito do encontro não era “montar uma bela moldura feminina à volta de um candidato homem”. “Nesta candidatura, que não é de um homem só, somos muitos, homens e mulheres, iguais em direitos”, indicou, sublinhando que há muitos direitos por concretizar.

“A pobreza, a precariedade e os baixos salários têm rosto feminino”, disse. “Em 1998, 23% das mulheres trabalhavam por turnos; em 2007 já eram 43%”, apontou, insistindo no direito à conciliação da vida profissional com a vida familiar.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.