Revelados planos russos para tomar Ucrânia em 15 dias e instalar o terror com execuções públicas

7

Mikhail Tereshchenko / EPA

O presidente russo, Vladimir Putin ouve o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, Valery Gerasimov.

O presidente russo, Vladimir Putin (E) ouve o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, Valery Gerasimov (D).

A Rússia planeia tomar a Ucrânia em 15 dias, ou seja, até ao próximo domingo, 6 de Março, de acordo com alegados documentos secretos revelados pelas Forças Armadas da Ucrânia. Putin planeia controlar as principais cidades ucranianas e demover a resistência com execuções públicas.

Numa altura em que a Rússia ganha terreno a sul da Ucrânia, são divulgados os alegados planos russos para a ofensiva que preveem a conquista do país em 15 dias, ou seja, de 20 de Fevereiro a 6 de Março.

Estes documentos são publicados no Facebook pelo Comando de Operações das Forças Armadas Conjuntas da Ucrânia (COFACU) que garante que os planos foram aprovados a 18 de Janeiro passado.

“Graças às acções bem-sucedidas de uma das unidades das Forças Armadas da Ucrânia, os ocupantes russos perdem não apenas equipamento e força viva”, mas, “em pânico, também deixam documentos secretos”, aponta o COFACU na publicação na rede social.

O COFACU publica o que serão os “documentos de planeamento de uma das unidades do grupo táctico do batalhão 810.a”, da “brigada marinha da Frota do Mar Negro da Federação Russa”, incluindo “um mapa de trabalho, tarefas de combate, mesa de chamadas, mesas de sinais de controlo, mesas de gestão ocultas, lista de armazém de pessoal”, entre outros elementos.

Derrotar os ucranianos com execuções públicas

Entretanto, a jornalista da Bloomberg News Kitty Donaldson assegura que os serviços secretos da Rússia também têm planos para realizar “execuções públicas” logo que o exército russo passe a controlar as principais cidades ucranianas.

Uma estratégia para “desencorajar os ucranianos de lutarem” contra a ocupação, como refere.

A jornalista cita uma fonte da Inteligência Europeia e nota que os planos passam ainda pelo “controle violento das multidões” e por “detenções repressivas de organizadores de protestos” de forma a “quebrar a moral ucraniana”.

A Rússia continua a ganhar terreno às forças ucranianas e já controla a cidade estratégica de Kherson, no sul da Ucrânia, junto ao Mar Negro.

Contudo, os soldados de Putin têm enfrentado algumas dificuldades, sobretudo devido à resistência ucraniana, cujas forças armadas têm sido reforçadas por muitos civis voluntários.

Mas há também algum espanto pelo facto de a Rússia não ter conseguido afirmar a sua superioridade aérea.

Pelo meio, começa a ser evidente alguma desmoralização das tropas russas e há rumores de que alguns soldados acreditavam que iam, apenas, fazer exercícios militares.

Mas no sul da Ucrânia, os russos estão a fazer valer a sua superioridade naval no Mar Negro. Ao mesmo tempo, mantêm a pressão sobre a capital Kiev e sobre a segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv.

Nesta altura, Putin está a isolar a Ucrânia nas suas fronteiras a sul, a leste e a norte, na confluência com os territórios russo e bielorrusso.

O país tem apenas a parte ocidental livre de tropas russas, nas fronteiras com Moldávia, Roménia, Hungria, Eslováquia e Polónia. Mas o plano russo também pode passar por entrar na Moldávia.

Susana Valente, ZAP //

7 Comments

  1. Somos covardes, se este presidente da Ucrânia morrer seremos todos culpados e mais mesmo esta coragem que ele está a dar ao mundo livre desaparece por completo, porque os nossos presidentes não querem guerra necessária para a democracia e liberdade, porque têm medo, mas nós povo não temos, senão estaremos debaixo da alçada de um ditador para o nosso sempre, dá para entender…

    • “Guerras combatem-se com exércitos, não com civis. Putin é um assassino, de opositores ou até dos seus próprios soldados, algo que não será original na história russa. E é retratado como tal. Faz sentido na minha cabeca.
      Já Zelinsky, guardado pelas forcas especiais num bunker de Kiev, obrigando todos os homens entre os 18 e 60 anos a ficarem no país, esperando que a populacão se atire para cima de tanques com garrafas de vinho em chamas, é um herói. E não concordar com isto meus amigos ou comparar a sua acão com a de outros líderes que enviam civis para a morte, é whataboutismo.
      Reparem que quando Israel nos diz que o Hamas usa escudos humanos, nós gritamos pela barbárie. Já se mulheres ucranianas atravessam a fronteira a chorar porque os maridos, civis, são forcados a ficar para escudo, achamos heróico. “

      • Quanta ignorância!!
        Tens sorte em não teres que pagar impostos!…

        Oh “alminha”; quem foi forçado a ficar “como escudo”??
        Conheces alguém, ou viste no Facebook?!
        Pois….

  2. Putin e a Rússia irão ficar para a história pelas piores das razões e dificilmente a Rússia alcançará um dia o estatuto de nação livre e credível perante a comunidade internacional. A ação que praticam, seria impensável para a grande maioria dos humanos há poucos dias atrás, no entanto, penso que a partir de agora será um aviso a levar muito a sério para todo o mundo livre!

  3. Senhores do ZAP, corrijam Mar Morto para Mar Negro e Putin a isolar as fronteiras sul, oeste e norte para sul, este e norte.
    Porque não há por aí quem reveja as notícias que escreveram? Porque errar é humano e lapsos todos têm!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.