Planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright encontrados após autêntica caça ao tesouro

Wright Brothers / Wikimedia

A Máquina Voadora dos Irmãos Wright em pleno voo.

A histórica patente e os planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright estiveram desaparecidos, durante 36 anos, e só foram encontrados após uma verdadeira caça ao tesouro. Estavam no local mais provável de todos, mas onde ninguém se lembrou de procurar.

Os documentos, datados de 1906, foram dados como desaparecidos em 2000, quando um funcionário dos Arquivos Nacionais dos EUA, em Washington, deu pela sua falta.

Volvidos 36 anos, a patente, a par dos planos para a construção da Máquina Voadora, foram encontrados, no passado dia 22 de Março, a mais de 1.600 quilómetros de Washington, numa cave de calcário nos arredores de Kansas City, em instalações onde os Arquivos Nacionais guardam registos de patentes e outros documentos em pilhas de caixas de mais de quatro metros de altura.

O jornal The Washington Post, que revela a descoberta, frisa que os históricos documentos terão sido mal arquivados, em 1980, depois de terem sido emprestados ao Museu Smithsonian para uma exposição.

Chegou a suspeitar-se que o ficheiro poderia ter sido roubado, mas estava, afinal, numa pasta com outras patentes dos Irmãos Wright onde ninguém se lembrara de procurar antes, até que um dos elementos da equipa especialmente criada pelos Arquivos Nacionais para procurar ficheiros perdidos abriu a caixa onde a pasta estava.

A patente com o registo número 821,393 e os nomes Orville Wright e Wilbur Wright, pioneiros da aviação, estará em óptimo estado de conservação e vai ser exibida ao público, numa galeria do Museu dos Arquivos Nacionais dos EUA, a partir de Maio.

“Que se saiba que nós, Orville Wright e Wilbur Wright, ambos cidadãos dos Estados Unidos, a residir na cidade de Dayton e Estado do Ohio, inventamos conjuntamente uma nova e útil máquina para navegar o ar“, pode ler-se num dos documentos da candidatura ao registo da patente citado pelo Washington Post.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …