Planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright encontrados após autêntica caça ao tesouro

Wright Brothers / Wikimedia

A Máquina Voadora dos Irmãos Wright em pleno voo.

A histórica patente e os planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright estiveram desaparecidos, durante 36 anos, e só foram encontrados após uma verdadeira caça ao tesouro. Estavam no local mais provável de todos, mas onde ninguém se lembrou de procurar.

Os documentos, datados de 1906, foram dados como desaparecidos em 2000, quando um funcionário dos Arquivos Nacionais dos EUA, em Washington, deu pela sua falta.

Volvidos 36 anos, a patente, a par dos planos para a construção da Máquina Voadora, foram encontrados, no passado dia 22 de Março, a mais de 1.600 quilómetros de Washington, numa cave de calcário nos arredores de Kansas City, em instalações onde os Arquivos Nacionais guardam registos de patentes e outros documentos em pilhas de caixas de mais de quatro metros de altura.

O jornal The Washington Post, que revela a descoberta, frisa que os históricos documentos terão sido mal arquivados, em 1980, depois de terem sido emprestados ao Museu Smithsonian para uma exposição.

Chegou a suspeitar-se que o ficheiro poderia ter sido roubado, mas estava, afinal, numa pasta com outras patentes dos Irmãos Wright onde ninguém se lembrara de procurar antes, até que um dos elementos da equipa especialmente criada pelos Arquivos Nacionais para procurar ficheiros perdidos abriu a caixa onde a pasta estava.

A patente com o registo número 821,393 e os nomes Orville Wright e Wilbur Wright, pioneiros da aviação, estará em óptimo estado de conservação e vai ser exibida ao público, numa galeria do Museu dos Arquivos Nacionais dos EUA, a partir de Maio.

“Que se saiba que nós, Orville Wright e Wilbur Wright, ambos cidadãos dos Estados Unidos, a residir na cidade de Dayton e Estado do Ohio, inventamos conjuntamente uma nova e útil máquina para navegar o ar“, pode ler-se num dos documentos da candidatura ao registo da patente citado pelo Washington Post.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo regressa a Madrid com um novo hotel

Cristiano Ronaldo, em estreita colaboração com o Grupo Pestana, abriu um novo hotel no centro de Madrid, em Espanha, chamado Pestana CR7 Gran Vía Madrid. O Pestana CR7 Gran Vía Madrid resulta de uma união entre …

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …