Planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright encontrados após autêntica caça ao tesouro

Wright Brothers / Wikimedia

A Máquina Voadora dos Irmãos Wright em pleno voo.

A histórica patente e os planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright estiveram desaparecidos, durante 36 anos, e só foram encontrados após uma verdadeira caça ao tesouro. Estavam no local mais provável de todos, mas onde ninguém se lembrou de procurar.

Os documentos, datados de 1906, foram dados como desaparecidos em 2000, quando um funcionário dos Arquivos Nacionais dos EUA, em Washington, deu pela sua falta.

Volvidos 36 anos, a patente, a par dos planos para a construção da Máquina Voadora, foram encontrados, no passado dia 22 de Março, a mais de 1.600 quilómetros de Washington, numa cave de calcário nos arredores de Kansas City, em instalações onde os Arquivos Nacionais guardam registos de patentes e outros documentos em pilhas de caixas de mais de quatro metros de altura.

O jornal The Washington Post, que revela a descoberta, frisa que os históricos documentos terão sido mal arquivados, em 1980, depois de terem sido emprestados ao Museu Smithsonian para uma exposição.

Chegou a suspeitar-se que o ficheiro poderia ter sido roubado, mas estava, afinal, numa pasta com outras patentes dos Irmãos Wright onde ninguém se lembrara de procurar antes, até que um dos elementos da equipa especialmente criada pelos Arquivos Nacionais para procurar ficheiros perdidos abriu a caixa onde a pasta estava.

A patente com o registo número 821,393 e os nomes Orville Wright e Wilbur Wright, pioneiros da aviação, estará em óptimo estado de conservação e vai ser exibida ao público, numa galeria do Museu dos Arquivos Nacionais dos EUA, a partir de Maio.

“Que se saiba que nós, Orville Wright e Wilbur Wright, ambos cidadãos dos Estados Unidos, a residir na cidade de Dayton e Estado do Ohio, inventamos conjuntamente uma nova e útil máquina para navegar o ar“, pode ler-se num dos documentos da candidatura ao registo da patente citado pelo Washington Post.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …