/

Planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright encontrados após autêntica caça ao tesouro

Wright Brothers / Wikimedia

A Máquina Voadora dos Irmãos Wright em pleno voo.

A histórica patente e os planos da Máquina Voadora dos Irmãos Wright estiveram desaparecidos, durante 36 anos, e só foram encontrados após uma verdadeira caça ao tesouro. Estavam no local mais provável de todos, mas onde ninguém se lembrou de procurar.

Os documentos, datados de 1906, foram dados como desaparecidos em 2000, quando um funcionário dos Arquivos Nacionais dos EUA, em Washington, deu pela sua falta.

Volvidos 36 anos, a patente, a par dos planos para a construção da Máquina Voadora, foram encontrados, no passado dia 22 de Março, a mais de 1.600 quilómetros de Washington, numa cave de calcário nos arredores de Kansas City, em instalações onde os Arquivos Nacionais guardam registos de patentes e outros documentos em pilhas de caixas de mais de quatro metros de altura.

O jornal The Washington Post, que revela a descoberta, frisa que os históricos documentos terão sido mal arquivados, em 1980, depois de terem sido emprestados ao Museu Smithsonian para uma exposição.

Chegou a suspeitar-se que o ficheiro poderia ter sido roubado, mas estava, afinal, numa pasta com outras patentes dos Irmãos Wright onde ninguém se lembrara de procurar antes, até que um dos elementos da equipa especialmente criada pelos Arquivos Nacionais para procurar ficheiros perdidos abriu a caixa onde a pasta estava.

A patente com o registo número 821,393 e os nomes Orville Wright e Wilbur Wright, pioneiros da aviação, estará em óptimo estado de conservação e vai ser exibida ao público, numa galeria do Museu dos Arquivos Nacionais dos EUA, a partir de Maio.

“Que se saiba que nós, Orville Wright e Wilbur Wright, ambos cidadãos dos Estados Unidos, a residir na cidade de Dayton e Estado do Ohio, inventamos conjuntamente uma nova e útil máquina para navegar o ar“, pode ler-se num dos documentos da candidatura ao registo da patente citado pelo Washington Post.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.