Plano de Recuperação e Resiliência já foi entregue em Bruxelas. Portugal foi o primeiro

António Cotrim / EPA

O Governo português já entregou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia. Foi o primeiro estado-membro a fazê-lo, de acordo com o primeiro-ministro.

Portugal entregou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Bruxelas às 6h51 desta quinta-feira, através da plataforma informática oficial e foi o primeiro estado-membro da União Europeia (UE) a concretizar a entrega da versão final.

O documento foi entregue por Nelson de Souza, ministro do Planeamento.

“Significa que estes longos meses de trabalho muito aturado com os serviços da Comissão produziram os seus frutos, o trabalho interno também”, escreveu o primeiro-ministro António Costa, no Twitter, acrescentando que “o debate público foi muito importante para enriquecer” o PRR.

“A nossa recuperação assenta no reforço do SNS, na habitação digna e acessível, na promoção das qualificações, na capitalização e inovação empresarial, no desenvolvimento do interior e nas transições climática e digital”, continuou.

O primeiro-ministro acrescentou ainda que o PRR “exige celeridade, rigor e escrutínio na execução”, argumentando que haverá uma “fiscalização política pelo Parlamento” mas, também, por uma Comissão de Acompanhamento, a fiscalização pelo Tribunal de Contas e o Ministério Público. “O Portal da Transparência garante que os cidadãos sigam a par e passo a execução do Plano”, notou.

“O PRR agora oficialmente entregue integra o trabalho conjunto com a Comissão Europeia e os contributos resultantes da consulta pública. Segue-se o período de decisão sobre o documento pela Comissão Europeia e pelo Conselho EcoFin”, lê-se numa nota publicada no site do Governo.

O Governo espera que o PRR possa obter luz verde até ao final do primeiro semestre de 2021. “É uma expetativa que nos é permitida dada a pré-consensualização com a Comissão Europeia”, explicou Nelson de Souza, citado pelo semanário Expresso.

Numa conferência de imprensa esta quinta-feira, o ministro do Planeamento disse também, segundo o ECO, que a comissão de acompanhamento do PRR, presidida por António Costa e Silva, “tem toda a legitimidade para fazer todo o tipo de recomendações que ajudaram a corrigir o tiro” da execução do plano.

A comissão terá “uma função de acompanhamento e de análise da evolução da execução” do PRR e o seu papel passará por sinalizar “o que vai bem, o que vai menos bem e também identificar os casos que vai mal”.

Portugal vai receber quase 14 mil milhões de euros para fazer face à crise provocada pela pandemia. O montante financeiro ascende a 16.644 milhões de euros, dos quais 13.944 milhões de euros correspondem a subvenções. O país pode ainda recorrer a um valor adicional de 2.300 milhões em empréstimos.

O PRR português inclui 36 reformas e 77 investimentos em diferentes setores.

Ursula von der Leyen saúda entrega do PRR

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou a entrega do PRR, cuja “inscrição marca o início de uma nova fase no processo da implementação do Plano de Recuperação e Resiliência”.

“O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal é o primeiro plano oficialmente apresentado à Comissão. O plano define as reformas e projetos de investimento público que Portugal pretende implementar com o apoio do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRF). O RRF é o principal instrumento do NextGenerationEU, o plano da UE para sair mais forte da pandemia covid-19”.

Ursula von der Leyen acrescentou ainda que a “comissão espera avaliar o plano português que se concentra na resiliência, clima e transições digitais e inclui projetos em quase todas as áreas emblemáticas europeias”.

“Vamos continuar a envolver-nos intensamente com os Estados Membros para os ajudar a entregar planos de alta qualidade. O nosso objetivo continua a ser adotar todos os planos até o verão”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Claro! Quando é para fazer planos a sério como o de vacinação está quieto, deixa-me copiar e mal. Mas quando é para gastar o dinheiro, isso não falha somos sempre os primeiros

  2. Vamos a correr antes que eles mudem de ideias e lá se vão o hidrogénio,os comboios e as outras socratices, medinices e galambadas que temos planeadas.

RESPONDER

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …

Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera. Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica …

Morreu Luís Nunes da Ponte, fundador do PS

Luís Nunes da Ponte morreu aos 75 anos. O PS manifestou “profundo pesar” e agradeceu o seu trabalho “em prol da luta pela liberdade e pela democracia”. Luís Nunes da Ponte, um dos fundadores do PS, …

Caçador de planetas. NASA espera que o telescópio Roman encontre 100 mil novos mundos

A missão do telescópio espacial Roman da NASA - que será lançado em meados da década de 2020 - deve encontrar pelo menos 100 mil novos exoplanetas, dizem astrónomos. Desde a década de 1990, foram descobertos …

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …