Plácido Domingo demite-se da Ópera de Los Angeles

Ralf Roletschek / Wikimedia

O cantor lírico espanhol Plácido Domingo

Plácido Domingo demitiu-se, esta quarta-feira, das suas funções de diretor da Ópera de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Esta quarta-feira, Plácido Domingo anunciou a sua demissão da Ópera de Los Angeles e encerrou definitivamente os vínculos que tinha com as óperas norte-americanas. A decisão surge na sequência das denúncias feitas por 20 mulheres, que o acusaram de assédio sexual.

O tenor lírico espanhol tinha vínculos com a Ópera de Los Angeles desde a sua criação, há três décadas, e era diretor-geral da instituição desde 2003. As primeiras denúncias de assédio sexual surgiram em agosto, quando nove mulheres relataram à Associated Press episódios que ocorreram entre 1980 e 2002. A estas juntaram-se mais 11 e, atualmente, são já 20 as mulheres que fazem as mesmas acusações.

Os responsáveis pela Ópera de Los Angeles entrevistaram, recentemente, todos os trabalhadores no âmbito de uma investigação a episódios de assédio praticados por Plácido Domingo, que também está a ser investigado pela sindicato norte-americano de músicos.

Quatro promotoras norte-americanas cancelaram as apresentações do tenor, pelo que este era o último vínculo com óperas dos Estados Unidos. Entre elas, segundo o Observador, estão a Ópera Metropolitana de Nova Iorque, a Orquestra de Filadélfia, a Ópera de São Francisco e a Ópera de Dallas.

“Enquanto continuo o meu trabalho para limpar o meu nome, decidi que é do melhor interesse da Ópera de Los Angeles que me demita como diretor-geral e que deixe as minhas atuações futuras”, afirmou o tenor num comunicado emitido pelo seu representante. Plácido Domingo, de 78 anos, explica que “as acusações recentes nos media criaram uma atmosfera” que o “impede de ser útil” a esta entidade.

A Ópera de Los Angeles anunciou, em agosto, a abertura de uma investigação na sequência de denúncias, de oito cantoras e de uma bailarina, de assédio sexual por parte do tenor espanhol, em situações ocorridas ao longo de mais de três décadas. Na ocasião, anunciou que iria contratar uma equipa legal externa para investigar estas “preocupantes alegações”.

No comunicado, Plácido Domingo afirma ter a Ópera de Los Angeles “profundamente” no seu coração, referindo o seu percurso e trabalho nesta instituição como um dos “legados mais importantes”.

O tenor refere que a decisão de se demitir foi tomada de coração triste, e manifestou o desejo de que a Ópera continue a crescer e a brilhar.

Após conhecer a decisão de Domingo, a Ópera agradeceu o contributo “sem precedentes e profundo” para a vida cultural de Los Angeles.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estas mulheres foram “abusadas” ao lingo de anos e em silêncio???? Coitadinhas, devem ter muito medo do PD… ou então, querem ver se ganham algum ou muito dinheiro à custa dele. Que vergonha… Ou reclamavam logo ou calam-se para sempre… assim é que não é sequer credível. Enfim, é moda dar cabo do nome de grandes artistas…

RESPONDER

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …