PJ vai receber 600 novos inspetores que vêm do SEF

A Polícia Judiciária (PJ) vai receber todos os inspetores da Carreira de Inspeção e Fiscalização (CIF) do SEF, no âmbito do processo de reestruturação que está a decorrer. No total, são cerca de 600 novos quadros.

Segundo avançou este domingo o Diário de Notícias, os inspetores que passsam para a PJ fazem parte de um grupo que totaliza 900. Os restantes 300 aproveitam para passar à disponibilidade, tendo condições para tal.

Das seis centenas, alguns dos inspetores, sem perder o vínculo à PJ, poderão manter-se nas ainda fronteiras aeroportuárias e marítimas, em apoio à PSP e GNR, enquanto estas forças de segurança concluem a formação de todos os polícias de que necessitam para estas novas competências herdadas do SEF.

A solução tem vindo a ser trabalhada pelas direções da PJ e do SEF, acompanhadas e apoiadas pelas tutelas, o Ministro da Administração Interna (MAI) José Luís Carneiro, e a ministra da Justiça (MJ), Catarina Sarmento e Castro.

“É a proposta certa. Consegue apaziguar os receios que sentíamos sobre o nosso futuro”, disse ao jornal diário Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF-SEF), que elogiou a “postura assertiva do Ministro da Administração Interna”.

Segundo um e-mail aos associados, a que o jornal teve acesso, “o diretor nacional do SEF convocou os sindicatos representativos da CIF para uma reunião que terá lugar na próxima terça-feira, com o intuito de apresentar um ponto de situação do processo de reestruturação do SEF, tão atual quanto possível, no que tange à transição do pessoal e poderem ser agendadas as datas para as reuniões regulares a ocorrer no mês de dezembro”.

O diretor nacional do SEF informou que lhe foi “solicitado pela ministra da Justiça, em reunião com o ministro da Administração Interna, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna e os diferentes órgãos de polícia criminal, que transmitisse aos trabalhadores do SEF as suas palavras de grande apreço pelo SEF e pelos seus trabalhadores e a especial satisfação pela mesma, quanto à solução encontrada de transição de modo integral, para a Polícia Judiciária, onde os inspetores e as suas valências são necessários, com a garantia de que serão muito bem acolhidos naquele serviço”, continuou o comunicado.

Para a PJ, este será um reforço imediato e histórico de inspetores, enquanto decorrem os procedimentos dos concursos anunciados em setembro, para admitir 750 novos inspetores até 2026 – estes recém-licenciados e com o curso da PJ, que vão permitir um rejuvenescimento de quadros.

Mas com os inspetores que vêm do SEF, cuja média de idades está nos 44 anos, será já possível, por exemplo, que sejam reforçadas várias áreas e unidades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.