PJ faz buscas nos Estaleiros de Viana e no Ministério da Defesa

ENVC

A Polícia Judiciária está a conduzir buscas nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e no Ministério da Defesa esta sexta-feira.

De acordo com a Renascença, a Polícia Judiciária está a realizar oito buscas em Viana do Castelo, Lisboa, Porto, Aveiro e Torres Vedras, no âmbito da “Operação Atlantis“.

O Expresso refere que as buscas no Ministério da Defesa se devem à procura de documentação da antiga Direção Geral do Armamento (atual Direção-Geral dos Recursos de Defesa) sobre a anterior gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e adianta que não há detidos.

Segundo um comunicado, as autoridades investigam a “eventual prática dos crimes de administração danosa, corrupção e participação económica em negócio no âmbito da gestão de estaleiros navais situados no norte do país”, nomeadamente pela anterior administração dos estaleiros.

“Em causa estão fatos relacionados com a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana” à Martifer, assim como “a venda do navio Atlântida” à Douro Azul, refere o comunicado.

Correio da Manhã especifica que o estado terá sido lesado em mais de 30 milhões de euros com o negócio com a Douro Azul, realizado durante o Governo de Pedro Passos Coelho quando José Pedro Aguiar-Branco era ministro da Defesa.

O Observador acrescenta que também estão a ser levadas a cabo buscas à empresa Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, que comprou o navio Atlântida ao Estado e o terá vendido ao dobro do preço a uma empresa norueguesa.

A operação está a ser conduzida pela sua Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal do Ministério Público, e estão no terreno 30 inspectores da PJ, cinco procuradores do DCIAP e dois magistrados judiciais.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O advogado parasita que foi ministro da defesa no anterior governo, fez um lindo serviço ao “dar” os estaleiros aos amigos!
    A cadeia é pouco para um traidor criminoso que desbaratou património publico e fez tudo para o entregar de “mão-beijada” aos interesses privados…

  2. Até que enfim estou de acordo consigo nalguma coisa!
    Mas atenção! Os traidores criminosos, encontram-se distribuídos pelos partidos do poder (todos eles). Por isso, é melhor ir construindo mais cadeias, porque entre traidores e cúmplices, é preciso engavetar milhares!

    • Agradeço mas, como compreenderá, a minha opinião não depende do seu apoio!…
      Obviamente que também concordo consigo, até porque todos sabemos que os “grandes” partidos fazem parte do problema…
      Mas o “artista” (advogado) que tudo fez para “dar” os estaleiros aos amigos, deve, no mínimo, ir parar à cadeia!!!

  3. Quando tudo já parecia perdido com trabalhadores a passarem o tempo a jogar as cartas pois já ninguém dava trabalho, com um navio parado que ninguém já queria por defeitos de construção e que ainda estava a custar caro ao Estado a sua manutenção, penso que deveriam ser chamados à justiça todos aqueles que levaram a empresa a tal situação, desde sindicatos a administradores para assim perceberem que trabalhar para uma empresa pública terá que ser com a mesma seriedade e responsabilidade do que para uma privada.

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …