PJ faz buscas nos Estaleiros de Viana e no Ministério da Defesa

ENVC

A Polícia Judiciária está a conduzir buscas nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e no Ministério da Defesa esta sexta-feira.

De acordo com a Renascença, a Polícia Judiciária está a realizar oito buscas em Viana do Castelo, Lisboa, Porto, Aveiro e Torres Vedras, no âmbito da “Operação Atlantis“.

O Expresso refere que as buscas no Ministério da Defesa se devem à procura de documentação da antiga Direção Geral do Armamento (atual Direção-Geral dos Recursos de Defesa) sobre a anterior gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e adianta que não há detidos.

Segundo um comunicado, as autoridades investigam a “eventual prática dos crimes de administração danosa, corrupção e participação económica em negócio no âmbito da gestão de estaleiros navais situados no norte do país”, nomeadamente pela anterior administração dos estaleiros.

“Em causa estão fatos relacionados com a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana” à Martifer, assim como “a venda do navio Atlântida” à Douro Azul, refere o comunicado.

Correio da Manhã especifica que o estado terá sido lesado em mais de 30 milhões de euros com o negócio com a Douro Azul, realizado durante o Governo de Pedro Passos Coelho quando José Pedro Aguiar-Branco era ministro da Defesa.

O Observador acrescenta que também estão a ser levadas a cabo buscas à empresa Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, que comprou o navio Atlântida ao Estado e o terá vendido ao dobro do preço a uma empresa norueguesa.

A operação está a ser conduzida pela sua Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal do Ministério Público, e estão no terreno 30 inspectores da PJ, cinco procuradores do DCIAP e dois magistrados judiciais.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O advogado parasita que foi ministro da defesa no anterior governo, fez um lindo serviço ao “dar” os estaleiros aos amigos!
    A cadeia é pouco para um traidor criminoso que desbaratou património publico e fez tudo para o entregar de “mão-beijada” aos interesses privados…

  2. Até que enfim estou de acordo consigo nalguma coisa!
    Mas atenção! Os traidores criminosos, encontram-se distribuídos pelos partidos do poder (todos eles). Por isso, é melhor ir construindo mais cadeias, porque entre traidores e cúmplices, é preciso engavetar milhares!

    • Agradeço mas, como compreenderá, a minha opinião não depende do seu apoio!…
      Obviamente que também concordo consigo, até porque todos sabemos que os “grandes” partidos fazem parte do problema…
      Mas o “artista” (advogado) que tudo fez para “dar” os estaleiros aos amigos, deve, no mínimo, ir parar à cadeia!!!

  3. Quando tudo já parecia perdido com trabalhadores a passarem o tempo a jogar as cartas pois já ninguém dava trabalho, com um navio parado que ninguém já queria por defeitos de construção e que ainda estava a custar caro ao Estado a sua manutenção, penso que deveriam ser chamados à justiça todos aqueles que levaram a empresa a tal situação, desde sindicatos a administradores para assim perceberem que trabalhar para uma empresa pública terá que ser com a mesma seriedade e responsabilidade do que para uma privada.

RESPONDER

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …

Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos …

Dois mil bilionários têm mais riqueza do que 60% do resto do mundo

Os 2.153 bilionários do mundo tinham em 2019 mais riqueza do que 4,6 mil milhões de pessoas, 60% da população mundial, alerta esta segunda-feira a Oxfam, segundo a qual a desigualdade económica e de género …

Liverpool vence Manchester United e vê o título cada vez mais perto

O Liverpool continua imparável na rota do título de campeão que lhe foge há três décadas, depois de ter vencido por 2-0 na receção ao Manchester United, este domingo, em jogo da 23.ª jornada da …

Novo mapa das freguesias na gaveta do Governo há dois anos

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, voltou a garantir, na passada sexta-feira, que o Governo quer reverter a fusão de algumas das 1168 freguesias que se extinguiram em 2013. …

Juventus reforça liderança em Itália com bis de Ronaldo

Dois golos de Cristiano Ronaldo deram a vitória à Juventus, este domingo, na receção ao Parma (2-1), na 20.ª jornada da Liga italiana, com os campeões em título a reforçarem a liderança no campeonato. Frente à …