//

PJ faz buscas na Obra Diocesiana do Porto por suspeita de fraude

rtppt / Flickr

Padre Lino Maia

Padre Lino Maia

A Polícia Judiciária (PJ) está envolvida em buscas nos serviços centrais da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, confirmaram à Lusa inspetores da polícia.

Uma outra fonte da PJ disse, entretanto, que a investigação é do Departamento de Investigação e Acção Penal e que a Judiciária está apenas a dar apoio às diligências. Acrescentou, sem detalhar, que decorrem também buscas noutros locais da cidade, incluindo em residências de dirigentes da Obra Diocesana.

Segundo avançou a TVI24, esta quinta-feira, a operação surge na sequência de suspeitas de fraude à Segurança Social e para além da Polícia Judiciária estão no terreno também elementos da Inspeção da Segurança Social.

Contactado pela agência Lusa, o padre Lino Maia, assistente Eclesiástico da Obra Diocesana de Promoção Social – que é presidida por Américo Ribeiro – afirmou desconhecer a presença da PJ no local mas referiu que “há uns tempos” houve uma inspeção da Segurança Social por “eventuais irregularidades na Obra Diocesana”.

Quarta-feira, a Obra Diocesana de Promoção Social foi distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS), fundada em 1964, é uma instituição particular de solidariedade social.

A agência Lusa tentou contactar Américo Ribeiro, não tendo tido sucesso até ao momento.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.