Padre suspeito de desviar verbas da Casa do Gaiato para comprar carros de luxo

A Polícia Judiciária realizou esta quarta-feira buscas na Casa do Gaiato, em Santo Antão do Tojal, e em quatro outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ligadas ao Patriarcado de Lisboa.

De acordo com o Público, as buscas foram efetuadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ no âmbito de um inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, e destinavam-se à recolha de documentos e outros indícios que possam contribuir para a investigação.

O Diário de Notícias relata que inspetores da PJ foram na manhã desta quarta-feira à casa paroquial de um padre que foi constituído arguido por peculato (desvio de dinheiro público por funcionário) e que participou na gestão de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Patriarcado de Lisboa, entre elas a Casa do Gaiato.

Uma fonte policial revelou que as investigações foram desencadeadas por uma denúncia anónima recebida pela Polícia Judiciária, quando a vida de luxo do padre Arsénio Isidoro, ligado a várias instituições privadas de solidariedade social, levantou suspeitas.

O religioso terá sido visto a conduzir um Porsche Panamera, motas de alta cilindrada e fazia férias no estrangeiro com regularidade, recorrendo a milhares de euros desviados.

A Operação Veritas, iniciada em meados de 2014, “tem por objeto a presumível atos de gestão fraudulenta de entidades privadas com utilidade pública consubstanciadas em apropriações indevidas para aquisição de bens de luxo”, comunicou a PJ.

A ação incluiu ainda dez buscas em instalações religiosas em Loures e outros locais da zona Oeste de Lisboa e em casas de dirigentes ligados a essas IPSS, mas de acordo com fonte da PJ não foram feitas detenções.

Um dirigente de uma das cinco IPSS visadas também foi constituído arguido nesta operação pelo crime de peculato.

De acordo com o Correio da Manhã, a polícia já recolheu provas suficientes do crime de peculato e gestão danosa.

Actualização:

O Director da Obra do Padre Américo-Casa do Gaiato, Padre Júlio, enviou ao ZAP um esclarecimento público acerca da Casa do Gaiato do Tojal, que transcrevemos abaixo.

«Relativamente à notícia que no dia 23 de Março correu nos meios de Comunicação Social referente à Casa do Gaiato do Tojal, a Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, onde nasceram as Casas do Gaiato pela mão do Padre Américo, Pai Américo para os da família de dentro e de fora, informa que esta Casa do Gaiato do Tojal deixou de pertencer à nossa Obra em 2006, portanto há 10 anos, passando a ser propriedade do Patriarcado de Lisboa, ficando a nossa Obra alheia e sem qualquer interferência na referida Casa. Para evitar confusões como esta, o que já sucedeu várias vezes nestes últimos 10 anos, e em abono da verdade, sempre consideramos que a citada Casa deveria alterar a sua denominação.»

Actualizado a 28 de Março de 2016

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Os padres ou qualquer outra pessoa na hierarquia da igreja, embora não sejam perfeitos, tinham de dar bons exemplos, já que têm a mania de serem os verdadeiros moralistas (na minha opinião, a maioria da moral invertida).

  1. Mais um…
    Continuem a apoiar a estupidificação das pessoas através das religiões e depois queixem-se que o mundo não anda bem!…

RESPONDER

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …