Padre suspeito de desviar verbas da Casa do Gaiato para comprar carros de luxo

A Polícia Judiciária realizou esta quarta-feira buscas na Casa do Gaiato, em Santo Antão do Tojal, e em quatro outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ligadas ao Patriarcado de Lisboa.

De acordo com o Público, as buscas foram efetuadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ no âmbito de um inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, e destinavam-se à recolha de documentos e outros indícios que possam contribuir para a investigação.

O Diário de Notícias relata que inspetores da PJ foram na manhã desta quarta-feira à casa paroquial de um padre que foi constituído arguido por peculato (desvio de dinheiro público por funcionário) e que participou na gestão de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Patriarcado de Lisboa, entre elas a Casa do Gaiato.

Uma fonte policial revelou que as investigações foram desencadeadas por uma denúncia anónima recebida pela Polícia Judiciária, quando a vida de luxo do padre Arsénio Isidoro, ligado a várias instituições privadas de solidariedade social, levantou suspeitas.

O religioso terá sido visto a conduzir um Porsche Panamera, motas de alta cilindrada e fazia férias no estrangeiro com regularidade, recorrendo a milhares de euros desviados.

A Operação Veritas, iniciada em meados de 2014, “tem por objeto a presumível atos de gestão fraudulenta de entidades privadas com utilidade pública consubstanciadas em apropriações indevidas para aquisição de bens de luxo”, comunicou a PJ.

A ação incluiu ainda dez buscas em instalações religiosas em Loures e outros locais da zona Oeste de Lisboa e em casas de dirigentes ligados a essas IPSS, mas de acordo com fonte da PJ não foram feitas detenções.

Um dirigente de uma das cinco IPSS visadas também foi constituído arguido nesta operação pelo crime de peculato.

De acordo com o Correio da Manhã, a polícia já recolheu provas suficientes do crime de peculato e gestão danosa.

Actualização:

O Director da Obra do Padre Américo-Casa do Gaiato, Padre Júlio, enviou ao ZAP um esclarecimento público acerca da Casa do Gaiato do Tojal, que transcrevemos abaixo.

«Relativamente à notícia que no dia 23 de Março correu nos meios de Comunicação Social referente à Casa do Gaiato do Tojal, a Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, onde nasceram as Casas do Gaiato pela mão do Padre Américo, Pai Américo para os da família de dentro e de fora, informa que esta Casa do Gaiato do Tojal deixou de pertencer à nossa Obra em 2006, portanto há 10 anos, passando a ser propriedade do Patriarcado de Lisboa, ficando a nossa Obra alheia e sem qualquer interferência na referida Casa. Para evitar confusões como esta, o que já sucedeu várias vezes nestes últimos 10 anos, e em abono da verdade, sempre consideramos que a citada Casa deveria alterar a sua denominação.»

Actualizado a 28 de Março de 2016

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Os padres ou qualquer outra pessoa na hierarquia da igreja, embora não sejam perfeitos, tinham de dar bons exemplos, já que têm a mania de serem os verdadeiros moralistas (na minha opinião, a maioria da moral invertida).

  1. Mais um…
    Continuem a apoiar a estupidificação das pessoas através das religiões e depois queixem-se que o mundo não anda bem!…

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …