PJ exclui crime de ódio racial no caso do jovem cabo-verdiano morto por bando

Luís Giovani / Facebook

Luís Giovani

A morte de Giovani, agredido por um grupo de jovens à saída de uma discoteca em Bragança, levantou suspeitas de ódio racial. No entanto, a PJ exclui esta hipótese.

Luís Giovani dos Santos Rodrigues, jovem cabo-verdiano de 21 anos, foi espancado por um grupo de indivíduos no dia 21 de dezembro, em Bragança, à saída de uma discoteca. Agredido com cintos, paus e ferros, o jovem esteve internado no Hospital Santo António, no Porto, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer na véspera de ano novo.

A morte do estudante do Instituto Politécnico de Bragança tem sido associado ao ódio racial pela opinião pública, mas de acordo com o jornal Público, a Polícia Judiciária afasta essa suspeita e crê que se trata de um motivo fútil. A autópsia foi inconclusiva, ficando por se perceber se morreu pelas agressões que sofreu ou pela queda.

A PSP, que tomou conta de ocorrência, esteve a investir o caso como crime de ofensa à integridade física. Entretanto, A PJ assumiu as rédeas, mas exclui qualquer suspeita de ódio racial na morte de Giovani. Até ao momento, apenas dois suspeitos foram identificados pelas autoridades.

Vários foram os políticos que se insurgiram contra a falta de divulgação mediática do caso e fraca resposta para tentar apurar responsabilidades.

A luta contra o ódio e o racismo é também a luta pelo reforço da democracia, não apenas enquanto sistema político, mas enquanto um bem a preservar em tempo de ameaças e manipulações ideológicas”, escreveu Joacine Katar Moreira, do Livre, numa nota divulgada. Isabel Moreira, do PS, e José Soeiro, do BE, também fizeram reparos sobre o incidente.

Os problemas terão começado ainda na fila de entrada para a discoteca quando um dos amigos do jovem tocou numa rapariga sem querer. O namorado não terá gostado e os ânimos exaltaram-se, obrigando os funcionários do estabelecimento noturno a intervirem.

Quando estava a ir para casa, Luís Giovani e os amigos foram surpreendidos por um grupo. “Assim que viraram a esquina para ir para casa, eles caíram todos em cima do amigo mais velho, que está com o corpo cheio de hematomas”, disse um primo de Giovani ao jornal Contacto. “O Giovani foi lá pedir para pararem e antes de acabar a frase levou com uma paulada na cabeça”.

Depois da agressão, o grupo de jovens terá fugido e Giovani ainda terá conseguido cambalear cerca de 500 metros antes de cair inconsciente no chão.

Governo garante justiça

O Governo português lamentou no domingo à noite a “barbara agressão” que resultou na morte de um estudante cabo-verdiano em Bragança, deixando garantias de que os responsáveis serão identificados e levados à justiça.

“Lamentamos profundamente a bárbara agressão de que resultou a morte, em Bragança, de um estudante cabo-verdiano. Os responsáveis serão identificados e levados à justiça”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal através da sua conta na rede social Twitter.

“Os cabo-verdianos são nossos irmãos e muito bem-vindos em Portugal”, acrescentou o MNE.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, pediu “celeridade” no “esclarecimento cabal” pelas autoridades portuguesas da “trágica” morte do estudante e o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, adiantou também estar a acompanhar, através da Embaixada em Lisboa, os contornos da “morte brutal” do estudante.

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, tinha igualmente pedido a clarificação “cabal” das circunstâncias da morte do jovem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não foi o primeiro nem será o ultimo, e isto que seja branco, preto ou mesmo cor de rosa . A verdadeira razão reside no facto que estes (Jovens) se tornam violentos, é de serem já por si violentos. Os estabelecimentos de digressão nocturnos, são por natureza o palco de todos os excessos, tornando-se ambientes toxicos, estimulando a violência latente ao favor de situações muitas vezes pueris. É mais uma morte inútil a lamentar, há sítios a evitar e estes estabelecimentos são uns deles !

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …