PJ examina diário de vítima no Meco

Lawrie Cate / Flickr

-

O diário mantido por uma das estudantes que morreu no Meco a 15 de Dezembro está a ser analisado por uma equipa da Polícia Judiciária de Setúbal.

Quem avança a notícia é o jornal Público que indica que o documento em causa deverá possuir excertos que devem permitir um melhor entendimento sobre a função que cada um dos jovens tinha na Comissão Oficial de Praxes Académicas da Universidade Lusófona (COPA), a hierarquia existente, assim como eventuais divergências entre os seus elementos.

Esta análise deverá permitir também à PJ, ao tentar perceber o que aconteceu antes da tragédia, encontrar detalhes sobre os preparativos para o fim-de-semana e ainda saber se havia mais estudantes presentes na altura.

Segundo o jornal, essas pessoas poderão ser o elemento que falta para ser possível saber o que se passou na noite que vitimou os seis alunos.

Em declarações ao jornal Público, Vitor Parente Ribeiro, advogado das famílias das vítimas afirmou desconhecer a existência do referido diário, um facto que foi confirmado por um dos pais.

Até ao momento, havia apenas o conhecimento de uma folha A4 onde estava descrita a logística para o fim-de-semana, contendo pormenores relacionados com a alimentação e as alcunhas usadas na praxe dos estudantes.

O Dux João Miguel Gouveia, o único sobrevivente da tragédia, continua em silêncio.

Segundo o jornal, os familiares das vítimas já foram ouvidos tendo entretanto sido entregues aos inspectores alguns telemóveis das vítimas assim como documentos sobre a praxe.

Os familiares querem igualmente entregar ao Ministério Público, nomes de outros alunos da Lusófona que se disponibilizaram, por email, a testemunhar no processo. Em causa estão jovens que afirmam terem experienciado rituais semelhantes e que poderão explicar os seus contornos.

Por essa razão, as famílias requereram ao Tribunal de Almada a sua constituição como assistentes que, sendo aceite, passarão a colaborar com o Ministério Público

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Sr “DUX” ao mandar vendar os olhos aos colegas e pô-los de costas para o mar em feitio de meia luas e se for verdade que tinham os tornozelos presos ,bom aqui não há duvida e crime com Dolo.
    E os outros elementos que foram vistos a acompanharem o SR”DUX” e que no total eram cerca de 12 pessoas, se morreram 6 e há um sobrevivente …quem eram os outros??????POIS FALTAM 5…pois é….

  2. já estudei na Lusófona, não fui muito afetado pela praxe, é algo que abomino.
    Considero no entanto que a praxe não passa de uma fantochada e quando coloca vidas em risco, é particularmente a consumação dum atrofio um género de demência prepotente. Pensam que é fino que é in a praxe, toda a envolvência da praxe é patética. Não é um comité de boas vindas é um comité de humilhação.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …