PJ examina diário de vítima no Meco

Lawrie Cate / Flickr

-

O diário mantido por uma das estudantes que morreu no Meco a 15 de Dezembro está a ser analisado por uma equipa da Polícia Judiciária de Setúbal.

Quem avança a notícia é o jornal Público que indica que o documento em causa deverá possuir excertos que devem permitir um melhor entendimento sobre a função que cada um dos jovens tinha na Comissão Oficial de Praxes Académicas da Universidade Lusófona (COPA), a hierarquia existente, assim como eventuais divergências entre os seus elementos.

Esta análise deverá permitir também à PJ, ao tentar perceber o que aconteceu antes da tragédia, encontrar detalhes sobre os preparativos para o fim-de-semana e ainda saber se havia mais estudantes presentes na altura.

Segundo o jornal, essas pessoas poderão ser o elemento que falta para ser possível saber o que se passou na noite que vitimou os seis alunos.

Em declarações ao jornal Público, Vitor Parente Ribeiro, advogado das famílias das vítimas afirmou desconhecer a existência do referido diário, um facto que foi confirmado por um dos pais.

Até ao momento, havia apenas o conhecimento de uma folha A4 onde estava descrita a logística para o fim-de-semana, contendo pormenores relacionados com a alimentação e as alcunhas usadas na praxe dos estudantes.

O Dux João Miguel Gouveia, o único sobrevivente da tragédia, continua em silêncio.

Segundo o jornal, os familiares das vítimas já foram ouvidos tendo entretanto sido entregues aos inspectores alguns telemóveis das vítimas assim como documentos sobre a praxe.

Os familiares querem igualmente entregar ao Ministério Público, nomes de outros alunos da Lusófona que se disponibilizaram, por email, a testemunhar no processo. Em causa estão jovens que afirmam terem experienciado rituais semelhantes e que poderão explicar os seus contornos.

Por essa razão, as famílias requereram ao Tribunal de Almada a sua constituição como assistentes que, sendo aceite, passarão a colaborar com o Ministério Público

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Sr “DUX” ao mandar vendar os olhos aos colegas e pô-los de costas para o mar em feitio de meia luas e se for verdade que tinham os tornozelos presos ,bom aqui não há duvida e crime com Dolo.
    E os outros elementos que foram vistos a acompanharem o SR”DUX” e que no total eram cerca de 12 pessoas, se morreram 6 e há um sobrevivente …quem eram os outros??????POIS FALTAM 5…pois é….

  2. já estudei na Lusófona, não fui muito afetado pela praxe, é algo que abomino.
    Considero no entanto que a praxe não passa de uma fantochada e quando coloca vidas em risco, é particularmente a consumação dum atrofio um género de demência prepotente. Pensam que é fino que é in a praxe, toda a envolvência da praxe é patética. Não é um comité de boas vindas é um comité de humilhação.

RESPONDER

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …

Bancos dos Emirados estão a congelar contas da família dos Santos

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família dos Santos e de pessoas a ela relacionadas, respondendo a um pedido da justiça angolana efetuado a 13 de abril, avançou a …