PJ tem apartamentos para ex-terroristas que queiram colaborar com investigações

PJ / Facebook

O diretor da Polícia Judiciária admitiu que existem dois apartamentos preparados para alojar ex-terroristas arrependidos que queiram colaborar com as investigações das autoridades nacionais.

O diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, admitiu esta quinta-feira, no congresso desta manhã da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC), que a PJ tem dois apartamentos, na sua sede em Lisboa, para alojar pessoas que tenham deixado organizações terroristas e queiram colaborar.

Almeida Rodrigues fez uma retrospeção do que foi o trabalho da PJ nas últimas décadas, no que diz respeito à prevenção e ao combate ao terrorismo, recordando o “sucesso das investigações” na eliminação de grupos como as brigadas Revolucionárias, na década de 70, ou as FP 25, nos anos 80.

Embora a Polícia Judiciária não estivesse apetrechada com meios materiais e humanos como está atualmente, conseguiu “dar uma resposta exemplar“, frisou. No que diz respeito ao terrorismo, Almeida Rodrigues explicou como procede a Judiciária à investigação e exploração de fragilidades de grupos como o Daesh.

“São organizações autocráticas, nas quais as questões internas são tratadas sem direitos de contraditório, que acabam muitas vezes em execuções sumárias de membros e onde há muito medo de infiltrações das polícias. É aqui que entramos, tal como fizemos das FP-25″, disse citado pelo Diário de Notícias.

Quando destacou a importância dos testemunhos dos “arrependidos” para as investigações, Almeida Rodrigues anunciou que “na sede da PJ estão preparados dois apartamentos para este arrependidos poderem ficar instalados em segurança até que o programa de proteção de testemunhas possa ser ativado”.

Segundo o DN, estes apartamentos ainda não tiveram inquilinos.

Para sustentar a atenção especial que a Polícia Judiciária dá ao terrorismo, Almeida Rodrigues revelou ainda um despacho que coloca estes casos em prioridade em relação a crimes de corrupção, no que a toca a unidades de vigilância.

Com a presença da secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, no Congresso, o diretor nacional da PJ aproveitou para lembrar a “necessidade de rejuvenescimento dos quadros da PJ”. Segundo o responsável, “nos últimos nove anos entraram só 326 novos inspetores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …