PJ tem apartamentos para ex-terroristas que queiram colaborar com investigações

PJ / Facebook

O diretor da Polícia Judiciária admitiu que existem dois apartamentos preparados para alojar ex-terroristas arrependidos que queiram colaborar com as investigações das autoridades nacionais.

O diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, admitiu esta quinta-feira, no congresso desta manhã da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC), que a PJ tem dois apartamentos, na sua sede em Lisboa, para alojar pessoas que tenham deixado organizações terroristas e queiram colaborar.

Almeida Rodrigues fez uma retrospeção do que foi o trabalho da PJ nas últimas décadas, no que diz respeito à prevenção e ao combate ao terrorismo, recordando o “sucesso das investigações” na eliminação de grupos como as brigadas Revolucionárias, na década de 70, ou as FP 25, nos anos 80.

Embora a Polícia Judiciária não estivesse apetrechada com meios materiais e humanos como está atualmente, conseguiu “dar uma resposta exemplar“, frisou. No que diz respeito ao terrorismo, Almeida Rodrigues explicou como procede a Judiciária à investigação e exploração de fragilidades de grupos como o Daesh.

“São organizações autocráticas, nas quais as questões internas são tratadas sem direitos de contraditório, que acabam muitas vezes em execuções sumárias de membros e onde há muito medo de infiltrações das polícias. É aqui que entramos, tal como fizemos das FP-25″, disse citado pelo Diário de Notícias.

Quando destacou a importância dos testemunhos dos “arrependidos” para as investigações, Almeida Rodrigues anunciou que “na sede da PJ estão preparados dois apartamentos para este arrependidos poderem ficar instalados em segurança até que o programa de proteção de testemunhas possa ser ativado”.

Segundo o DN, estes apartamentos ainda não tiveram inquilinos.

Para sustentar a atenção especial que a Polícia Judiciária dá ao terrorismo, Almeida Rodrigues revelou ainda um despacho que coloca estes casos em prioridade em relação a crimes de corrupção, no que a toca a unidades de vigilância.

Com a presença da secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, no Congresso, o diretor nacional da PJ aproveitou para lembrar a “necessidade de rejuvenescimento dos quadros da PJ”. Segundo o responsável, “nos últimos nove anos entraram só 326 novos inspetores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …