Com Pizarro e Carneiro na calha para o Porto, Costa pode ter de desempatar

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, pode-se ver obrigado a escolher o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto.

As estruturas locais parecem alinhadas no apoio a Manuel Pizarro, mas o secretário-geral adjunto José Luís Carneiro já informou Costa do seu interesse em ser candidato.

O interesse de Carneiro não é novo, segundo o jornal Público, mas tinha afrouxado perante as resistências do PS-Porto. No entanto, agora, decidiu avançar para disputar a presidência da segunda autarquia do país.

João Pedro Matos Fernandes está fora de cena e, numa sondagem interna, o ex-autarca de Baião, José Luís Carneiro, terá ganho “em credibilidade”, com Manuel Pizarro a ganhar em “notorie­dade”.

“O quadro de fundo é este: Rui Moreira será virtual vencedor, quem for candidato tem poucas probabilidades de vitória, mas terá um percurso para daqui a quatro anos ter perspetiva de vitória. E só há um nome pela positiva, que é José Luís Carneiro: tem um discurso ao centro, é ouvido, é jovem, muito bem aceite na sociedade. Não vejo mais ninguém no partido“, disse o deputado socialista Fernando Jesus.

Fonte socialista disse ao matutino que Costa terá “desaconselhado” a candidatura dos dois, dada a relação que têm um com o outro, e não afasta um terceiro nome fora do aparelho do partido.

Pizarro garantiu que “não há bloqueio nenhum” na escolha do candidato socialista: “O PS não tem nenhuma angústia em relação à escolha do seu candidato para o Porto. O PS nunca desistiu do Porto e nunca deixou de apresentar uma candidatura que representa um projeto para a cidade que nós acreditamos ser o melhor para os portuenses”.

“As eleições autárquicas estão transformadas num trauma para o PSD, mas para o PS esse drama não existe, é um processo com o qual estamos a lidar tranquilamente”, acrescentou Manuel Pizarro em declarações ao Público.

O PS já encomendou uma sondagem e, neste momento, há quatro nomes equacionados: Manuel Pizarro, Tiago Barbosa Ribeiro, José Luís Carneiro e Maria Rosário Gamboa.

Enquanto o líder da concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, já tinha sido falado, Maria Rosário Gamboa, coordenadora do grupo parlamentar socialista na Comissão de Cultura e Comunicação, e número dois da lista de deputados do PS no Porto, é novidade.

Luís Nobre é o candidato em Viana do Castelo

A comissão política concelhia do PS de Viana do Castelo aprovou, “por unanimidade e aclamação”, Luís Nobre como candidato do partido à Câmara Municipal de Viana do Castelo nas eleições autárquicas deste ano, foi anunciado no domingo.

Em comunicado, esta concelhia socialista elogia “a experiência autárquica de 27 anos” de Luís Nobre, que é atualmente vereador com a pasta do urbanismo na câmara de Viana do Castelo, liderada desde 2009 pelo socialista José Maria Costa.

“Acreditamos ser a pessoa que reúne condições de liderança, com experiência, de reconhecida condição humanista, conhecedor profundo da realidade do concelho e das suas instituições, fruindo ainda de reconhecimento junto de todos os setores da sociedade vianense”, refere a moção levada à votação na reunião de sábado.

Formado em Arquitetura e Urbanismo e com uma pós-gradução em Direito das Autarquias Locais e Urbanismo, Luís Nobre, 49 anos, é vereador da Câmara de Viana do Castelo há 16 anos, tendo exercido ainda funções como autarca de freguesia durante outros 11 anos, indica o comunicado.

“Aceito este desafio, certo [de] que a política se faz de pessoas para pessoas. Devemos renovar a confiança dos vianenses em nós e naquela que será a futura equipa. Contamos com todas as instituições e todos os vianenses para este projeto”, afirmou Luís Nobre, após aprovada a sua nomeação, citado no comunicado.

A comissão política concelhia do PS é liderada por Luís Nobre desde 2018 e assume que se vivem “momentos de grande complexidade e desafios”, com uma “inesperada pandemia” que colocou à prova os limites “e exige o melhor de todos”, sendo necessárias “respostas inovadoras, amplamente abrangentes e estruturalmente concertadas”.

“Compete-nos credibilizar o exercício autárquico, evitando o voto em programas/projetos políticos afastados dos mais elementares valores da nossa sociedade e da democracia, garantindo e destacando a cidadania e a urbanidade, num processo de devolução da esperança aos nossos concidadãos, exigindo, no entanto, avaliações rigorosas ao desempenho dos futuros eleitos, escolhendo por e para isso os melhores e os mais bem preparados”, lê-se na moção aprovada, também citada no comunicado.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo é liderada desde 2009 (três mandatos) pelo socialista José Maria Costa.

O atual presidente entrou para a Câmara de Viana do Castelo como adjunto, em 1994, durante o primeiro mandato do anterior presidente, o também socialista Defensor Moura. Tinha então 33 anos. Quatro anos depois assumiu as funções de vereador do Ambiente, que manteve até 2009, ano em que foi eleito presidente da autarquia vianense.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …