Com Pizarro e Carneiro na calha para o Porto, Costa pode ter de desempatar

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, pode-se ver obrigado a escolher o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto.

As estruturas locais parecem alinhadas no apoio a Manuel Pizarro, mas o secretário-geral adjunto José Luís Carneiro já informou Costa do seu interesse em ser candidato.

O interesse de Carneiro não é novo, segundo o jornal Público, mas tinha afrouxado perante as resistências do PS-Porto. No entanto, agora, decidiu avançar para disputar a presidência da segunda autarquia do país.

João Pedro Matos Fernandes está fora de cena e, numa sondagem interna, o ex-autarca de Baião, José Luís Carneiro, terá ganho “em credibilidade”, com Manuel Pizarro a ganhar em “notorie­dade”.

“O quadro de fundo é este: Rui Moreira será virtual vencedor, quem for candidato tem poucas probabilidades de vitória, mas terá um percurso para daqui a quatro anos ter perspetiva de vitória. E só há um nome pela positiva, que é José Luís Carneiro: tem um discurso ao centro, é ouvido, é jovem, muito bem aceite na sociedade. Não vejo mais ninguém no partido“, disse o deputado socialista Fernando Jesus.

Fonte socialista disse ao matutino que Costa terá “desaconselhado” a candidatura dos dois, dada a relação que têm um com o outro, e não afasta um terceiro nome fora do aparelho do partido.

Pizarro garantiu que “não há bloqueio nenhum” na escolha do candidato socialista: “O PS não tem nenhuma angústia em relação à escolha do seu candidato para o Porto. O PS nunca desistiu do Porto e nunca deixou de apresentar uma candidatura que representa um projeto para a cidade que nós acreditamos ser o melhor para os portuenses”.

“As eleições autárquicas estão transformadas num trauma para o PSD, mas para o PS esse drama não existe, é um processo com o qual estamos a lidar tranquilamente”, acrescentou Manuel Pizarro em declarações ao Público.

O PS já encomendou uma sondagem e, neste momento, há quatro nomes equacionados: Manuel Pizarro, Tiago Barbosa Ribeiro, José Luís Carneiro e Maria Rosário Gamboa.

Enquanto o líder da concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, já tinha sido falado, Maria Rosário Gamboa, coordenadora do grupo parlamentar socialista na Comissão de Cultura e Comunicação, e número dois da lista de deputados do PS no Porto, é novidade.

Luís Nobre é o candidato em Viana do Castelo

A comissão política concelhia do PS de Viana do Castelo aprovou, “por unanimidade e aclamação”, Luís Nobre como candidato do partido à Câmara Municipal de Viana do Castelo nas eleições autárquicas deste ano, foi anunciado no domingo.

Em comunicado, esta concelhia socialista elogia “a experiência autárquica de 27 anos” de Luís Nobre, que é atualmente vereador com a pasta do urbanismo na câmara de Viana do Castelo, liderada desde 2009 pelo socialista José Maria Costa.

“Acreditamos ser a pessoa que reúne condições de liderança, com experiência, de reconhecida condição humanista, conhecedor profundo da realidade do concelho e das suas instituições, fruindo ainda de reconhecimento junto de todos os setores da sociedade vianense”, refere a moção levada à votação na reunião de sábado.

Formado em Arquitetura e Urbanismo e com uma pós-gradução em Direito das Autarquias Locais e Urbanismo, Luís Nobre, 49 anos, é vereador da Câmara de Viana do Castelo há 16 anos, tendo exercido ainda funções como autarca de freguesia durante outros 11 anos, indica o comunicado.

“Aceito este desafio, certo [de] que a política se faz de pessoas para pessoas. Devemos renovar a confiança dos vianenses em nós e naquela que será a futura equipa. Contamos com todas as instituições e todos os vianenses para este projeto”, afirmou Luís Nobre, após aprovada a sua nomeação, citado no comunicado.

A comissão política concelhia do PS é liderada por Luís Nobre desde 2018 e assume que se vivem “momentos de grande complexidade e desafios”, com uma “inesperada pandemia” que colocou à prova os limites “e exige o melhor de todos”, sendo necessárias “respostas inovadoras, amplamente abrangentes e estruturalmente concertadas”.

“Compete-nos credibilizar o exercício autárquico, evitando o voto em programas/projetos políticos afastados dos mais elementares valores da nossa sociedade e da democracia, garantindo e destacando a cidadania e a urbanidade, num processo de devolução da esperança aos nossos concidadãos, exigindo, no entanto, avaliações rigorosas ao desempenho dos futuros eleitos, escolhendo por e para isso os melhores e os mais bem preparados”, lê-se na moção aprovada, também citada no comunicado.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo é liderada desde 2009 (três mandatos) pelo socialista José Maria Costa.

O atual presidente entrou para a Câmara de Viana do Castelo como adjunto, em 1994, durante o primeiro mandato do anterior presidente, o também socialista Defensor Moura. Tinha então 33 anos. Quatro anos depois assumiu as funções de vereador do Ambiente, que manteve até 2009, ano em que foi eleito presidente da autarquia vianense.

  Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …

O serial killer John Wayne Gacy

Vítima de serial killer identificada 40 anos depois através do ADN de um dente

Os restos mortais de Francis Wayne Alexander foram encontrados há mais de 40 anos na casa do infame serial killer John Wayne Gacy. Mas só agora se conseguiu verificar a sua identidade. Segundo conta a cadeia …

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …