Pires de Lima e Pilar del Río na administração da Media Capital

portugal.gov.pt

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O antigo Ministro da Economia, António Pires de Lima, e Pilar del Rio, viúva de José Saramago, são alguns dos nomes propostos para o conselho de administração da Media Capital.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Vertix SGPS, acionista da Media Capital, propôs os nomes do antigo ministro da Economia e da presidente da Fundação José Saramago, assim como Agnés Noguera Borel, administradora da Adolfo Domínguez, para integrarem como vogais não-executivos o conselho de administração presidido por Miguel Paes do Amaral para o mandato 2016/2019.

“A integração dos nomes de António Pires de Lima, ex-Ministro da Economia, com vasta experiência profissional na área da gestão, e de Pilar del Rio reconhecida personalidade ligada à cultura e defesa da língua portuguesa, vem valorizar e enriquecer as competências deste Conselho”, refere o comunicado da Media Capital.

O grupo português revelou a intenção de nomear o antigo Ministro do governo PSD/CDS-PP como membro do conselho de administração e presidente da comissão de auditoria, enquanto Pilar del Rio é igualmente um dos nomes propostos para compor a administração do império multimédia como vogal, ou seja, à semelhança de Manuel Polanco e José Luiz Sáinz Diaz, serão “membros independentes e não executivos do Conselho de Administração”.

Os órgãos sociais da Media Capital – detida a 94,69% pela Vertix SGPS, grupo Prisa – para o novo mandato 2016/2019 serão aprovados em Assembleia Geral no próximo dia 7 de abril, às 12h.

Miguel Pais do Amaral manter-se-á como presidente não executivo do conselho de Administração. A atual administradora-delegada da Media Capital, Rosa Cullell Muniesa, será reconduzida nas suas funções executivas, assegurando a continuidade da gestão e do trabalho realizado ao longo do anterior mandato”, pode ler-se na informação oficial.

No documento que inclui as propostas a serem apresentadas na Assembleia Geral de acionistas, a Media Capital salienta que o antigo Ministro “não é titular de quaisquer ações representativas do capital social ou dos direitos de voto do Grupo Media Capital SGPS, SA”.

Sobre Pilar del Rio, a Media Capital sublinha o trabalho como ativista social e menciona a função de presidente na Fundação José Saramago, que “procura, partindo da intervenção social, um meio ambiente mais justo e limpo no qual se possa ler em paz”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como é que a comunicação social, controlada pelo capital e administrada por este senhores, alguma vez pode ser imparcial….

RESPONDER

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …