Pires de Lima e Pilar del Río na administração da Media Capital

portugal.gov.pt

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O antigo Ministro da Economia, António Pires de Lima, e Pilar del Rio, viúva de José Saramago, são alguns dos nomes propostos para o conselho de administração da Media Capital.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Vertix SGPS, acionista da Media Capital, propôs os nomes do antigo ministro da Economia e da presidente da Fundação José Saramago, assim como Agnés Noguera Borel, administradora da Adolfo Domínguez, para integrarem como vogais não-executivos o conselho de administração presidido por Miguel Paes do Amaral para o mandato 2016/2019.

“A integração dos nomes de António Pires de Lima, ex-Ministro da Economia, com vasta experiência profissional na área da gestão, e de Pilar del Rio reconhecida personalidade ligada à cultura e defesa da língua portuguesa, vem valorizar e enriquecer as competências deste Conselho”, refere o comunicado da Media Capital.

O grupo português revelou a intenção de nomear o antigo Ministro do governo PSD/CDS-PP como membro do conselho de administração e presidente da comissão de auditoria, enquanto Pilar del Rio é igualmente um dos nomes propostos para compor a administração do império multimédia como vogal, ou seja, à semelhança de Manuel Polanco e José Luiz Sáinz Diaz, serão “membros independentes e não executivos do Conselho de Administração”.

Os órgãos sociais da Media Capital – detida a 94,69% pela Vertix SGPS, grupo Prisa – para o novo mandato 2016/2019 serão aprovados em Assembleia Geral no próximo dia 7 de abril, às 12h.

Miguel Pais do Amaral manter-se-á como presidente não executivo do conselho de Administração. A atual administradora-delegada da Media Capital, Rosa Cullell Muniesa, será reconduzida nas suas funções executivas, assegurando a continuidade da gestão e do trabalho realizado ao longo do anterior mandato”, pode ler-se na informação oficial.

No documento que inclui as propostas a serem apresentadas na Assembleia Geral de acionistas, a Media Capital salienta que o antigo Ministro “não é titular de quaisquer ações representativas do capital social ou dos direitos de voto do Grupo Media Capital SGPS, SA”.

Sobre Pilar del Rio, a Media Capital sublinha o trabalho como ativista social e menciona a função de presidente na Fundação José Saramago, que “procura, partindo da intervenção social, um meio ambiente mais justo e limpo no qual se possa ler em paz”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como é que a comunicação social, controlada pelo capital e administrada por este senhores, alguma vez pode ser imparcial….

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …