Piqué acusado de traição. Renovou contrato no dia em que criticou o presidente pela redução salarial

(dr) FC Barcelona

Gerard Piqué, jogador do FC Barcelona.

Piqué renovou contrato com o FC Barcelona no mesmo dia em que assinou uma carta em que os jogadores criticam o presidente do clube pela redução salarial que quer impor.

A tensão entre a direção do FC Barcelona e os jogadores continua a acentuar-se. O jornal espanhol El Mundo escreve que há uma verdadeira guerra interna no clube catalão por causa da proposta de redução salarial.

Os jogadores não estão agradados com a ideia de sofrer um corte salarial e, numa carta assinada por Messi, Sergi Roberto, Busquets e Piqué, criticam o presidente Josep Maria Bartomeu.

“Não vamos tolerar que o clube viole os nossos direitos com os argumentos que apresentou, considerando que a única forma de atingir o seu objetivo é através da atuação conjunta de todos os grupos e setores do clube, reconhecendo ao mesmo tempo (…) que alguns desses grupos e setores já fizeram os ajustes salariais”, lê-se na carta.

“É-nos embaraçoso que tenham escrito que os nossos direitos estão garantidos, propondo-nos a eleição de um representante numa mesa de 13 membros, para que, na realidade, a nossa capacidade dissuasiva seja nula”, acrescentam os capitães do emblema catalão.

A situação piorou ainda mais, uma vez que um dos signatários da carta, Gerard Piqué, renovou contrato com o clube, precisamente no dia em que a carta foi enviada. O internacional espanhol está a ser acusado de traição por não ter agido em conformidade com as suas palavras.

Em entrevista ao La Vanguardia, o defesa central do Barcelona explicou a sua decisão: “São coisas diferentes. A título pessoal cada jogador é livre para aceitar voluntariamente a proposta que cada clube lhe fizer. Outra coisa é que te obriguem de forma unilateral e que façam as coisas como têm feito. Aí estou totalmente em desacordo”.

“Como capitão defendo os interesses da equipa. Somos um balneário unido, ainda que digam que não”, acrescentou.

Não obstante, Piqué criticou a atuação da direção do clube, censurando a forma como tratou os seus jogadores. “Como presidente teria agido de forma diferente. Pedi a Messi que aguentasse. Não falei muito com ele nesses dias porque acho que era uma decisão pessoal”, contou.

“Eu pergunto-me: como é que o melhor jogador da história se levanta um dia e tem de enviar um fax ao clube porque sente que não está a ser escutado? É tudo demasiado chocante. O que está a acontecer? Messi merece tudo. O novo estádio deve ter o seu nome, só depois o do patrocinador. Devemos preservar as nossas figuras, não desprestigiá-las. É uma situação que me deixa nervoso”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …