As pipocas podem fazer bem à saúde (e até emagrecer)

Fir0002 / Flagstaffotos

Doce ou salgada, no cinema ou no sofá, a ver um bom filme, as pipocas são um “petisco” que poucos conseguem recusar. Ainda por cima, estudos recentes comprovam que podem fazer bem à saúde e até ajudar a emagrecer. Mas é preciso saber confeccioná-las.

Mesmo com a comprovação científica de que as pipocas carregam antioxidantes e fibras, é preciso prestar atenção na forma como o alimento é preparado.

Se é daquelas pessoas que gosta de “rechear” o petisco com manteiga ou de colocar temperos prontos, tenha cuidado, pois desta maneira aumentam os índices de colesterol, gordura e sódio. Já os benefícios das pipocas, evaporam juntamente com o calor.

A nutricionista Abby Langer recomenda que as pipocas devem ser preparadas na panela e sem quaisquer ingredientes como o sal. Este tipo de preparação implica a ingestão de somente 30 calorias. E sem gordura, nem sódio ou colesterol.

“Não tem somente muita fibra, mas quando é preparada com muito pouca gordura, é muito baixa em calorias”, explica Abby Langer em declarações ao site Medical Daily. “Também tem muito volume, por isso pode fazer com que se fique cheio” e “é satisfatória, graças ao seu crocante“, acrescenta.

Por outro lado, as pipocas preparadas no micro-ondas podem revelar-se nocivas. Apesar de haver poucos estudos sobre os riscos associados, é possível afirmar que este método não é benéfico para a saúde. Aquele cheiro desagradável que surge juntamente com o vapor do saco aberto é o resultado de diversos compostos químicos que podem causar danos ao pulmão.

“O vapor e alguns tipos de químicos – talvez algum metabolito de óleo vegetal – aparecem”, refere no Medical Daily o especialista pulmonar Len Horovitz, do Hospital Lenox Hill em Nova Iorque.

Quanto a acompanhamentos, os toppings à base de manteiga não são recomendados porque contêm gordura que aumenta o colesterol. O uso de açúcar ou de caramelo também não é recomendável.

A dietista Laura Jeffers aconselha, através do Medical Daily, o uso de ingredientes como paprika, queijo parmesão, pimenta de limão e gengibre em pó como forma de dar aquele toque especial às suas pipocas.

E claro, não se pode esquecer de ficar de olho na quantidade de pipocas que come. Se apostar nalgum acompanhamento com manteiga, arrisca-se a ingerir até mil calorias.

O ideal é o consumo de porções equivalentes a três xícaras, o que não ultrapassa 100 calorias. Mas com as pipocas, o problema é mesmo conseguir parar de as comer.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …