As pipocas podem fazer bem à saúde (e até emagrecer)

Fir0002 / Flagstaffotos

Doce ou salgada, no cinema ou no sofá, a ver um bom filme, as pipocas são um “petisco” que poucos conseguem recusar. Ainda por cima, estudos recentes comprovam que podem fazer bem à saúde e até ajudar a emagrecer. Mas é preciso saber confeccioná-las.

Mesmo com a comprovação científica de que as pipocas carregam antioxidantes e fibras, é preciso prestar atenção na forma como o alimento é preparado.

Se é daquelas pessoas que gosta de “rechear” o petisco com manteiga ou de colocar temperos prontos, tenha cuidado, pois desta maneira aumentam os índices de colesterol, gordura e sódio. Já os benefícios das pipocas, evaporam juntamente com o calor.



A nutricionista Abby Langer recomenda que as pipocas devem ser preparadas na panela e sem quaisquer ingredientes como o sal. Este tipo de preparação implica a ingestão de somente 30 calorias. E sem gordura, nem sódio ou colesterol.

“Não tem somente muita fibra, mas quando é preparada com muito pouca gordura, é muito baixa em calorias”, explica Abby Langer em declarações ao site Medical Daily. “Também tem muito volume, por isso pode fazer com que se fique cheio” e “é satisfatória, graças ao seu crocante“, acrescenta.

Por outro lado, as pipocas preparadas no micro-ondas podem revelar-se nocivas. Apesar de haver poucos estudos sobre os riscos associados, é possível afirmar que este método não é benéfico para a saúde. Aquele cheiro desagradável que surge juntamente com o vapor do saco aberto é o resultado de diversos compostos químicos que podem causar danos ao pulmão.

“O vapor e alguns tipos de químicos – talvez algum metabolito de óleo vegetal – aparecem”, refere no Medical Daily o especialista pulmonar Len Horovitz, do Hospital Lenox Hill em Nova Iorque.

Quanto a acompanhamentos, os toppings à base de manteiga não são recomendados porque contêm gordura que aumenta o colesterol. O uso de açúcar ou de caramelo também não é recomendável.

A dietista Laura Jeffers aconselha, através do Medical Daily, o uso de ingredientes como paprika, queijo parmesão, pimenta de limão e gengibre em pó como forma de dar aquele toque especial às suas pipocas.

E claro, não se pode esquecer de ficar de olho na quantidade de pipocas que come. Se apostar nalgum acompanhamento com manteiga, arrisca-se a ingerir até mil calorias.

O ideal é o consumo de porções equivalentes a três xícaras, o que não ultrapassa 100 calorias. Mas com as pipocas, o problema é mesmo conseguir parar de as comer.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …