As pipocas podem fazer bem à saúde (e até emagrecer)

Fir0002 / Flagstaffotos

Doce ou salgada, no cinema ou no sofá, a ver um bom filme, as pipocas são um “petisco” que poucos conseguem recusar. Ainda por cima, estudos recentes comprovam que podem fazer bem à saúde e até ajudar a emagrecer. Mas é preciso saber confeccioná-las.

Mesmo com a comprovação científica de que as pipocas carregam antioxidantes e fibras, é preciso prestar atenção na forma como o alimento é preparado.

Se é daquelas pessoas que gosta de “rechear” o petisco com manteiga ou de colocar temperos prontos, tenha cuidado, pois desta maneira aumentam os índices de colesterol, gordura e sódio. Já os benefícios das pipocas, evaporam juntamente com o calor.

A nutricionista Abby Langer recomenda que as pipocas devem ser preparadas na panela e sem quaisquer ingredientes como o sal. Este tipo de preparação implica a ingestão de somente 30 calorias. E sem gordura, nem sódio ou colesterol.

“Não tem somente muita fibra, mas quando é preparada com muito pouca gordura, é muito baixa em calorias”, explica Abby Langer em declarações ao site Medical Daily. “Também tem muito volume, por isso pode fazer com que se fique cheio” e “é satisfatória, graças ao seu crocante“, acrescenta.

Por outro lado, as pipocas preparadas no micro-ondas podem revelar-se nocivas. Apesar de haver poucos estudos sobre os riscos associados, é possível afirmar que este método não é benéfico para a saúde. Aquele cheiro desagradável que surge juntamente com o vapor do saco aberto é o resultado de diversos compostos químicos que podem causar danos ao pulmão.

“O vapor e alguns tipos de químicos – talvez algum metabolito de óleo vegetal – aparecem”, refere no Medical Daily o especialista pulmonar Len Horovitz, do Hospital Lenox Hill em Nova Iorque.

Quanto a acompanhamentos, os toppings à base de manteiga não são recomendados porque contêm gordura que aumenta o colesterol. O uso de açúcar ou de caramelo também não é recomendável.

A dietista Laura Jeffers aconselha, através do Medical Daily, o uso de ingredientes como paprika, queijo parmesão, pimenta de limão e gengibre em pó como forma de dar aquele toque especial às suas pipocas.

E claro, não se pode esquecer de ficar de olho na quantidade de pipocas que come. Se apostar nalgum acompanhamento com manteiga, arrisca-se a ingerir até mil calorias.

O ideal é o consumo de porções equivalentes a três xícaras, o que não ultrapassa 100 calorias. Mas com as pipocas, o problema é mesmo conseguir parar de as comer.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …