/

Pintura rupestre em caverna espanhola foi mesmo feita por Neandertais

1

Jorge Guerrero / AFP

Pedro Cantalejo, o diretor da Caverna de Ardales, em Espanha, a olhar para uma das pinturas rupestres feitas por Neandertais

Um novo estudo mostra que foram mesmo Neandertais que pintaram as estalagmites de uma caverna em Espanha, há mais de 60 mil anos.

De acordo com a agência France-Presse, a autoria desta arte rupestre na Caverna de Ardales, em Espanha, gerava debate entre a comunidade científica desde que, em 2018, um estudo a atribuiu aos Neandertais e considerou que tinha sido feita há pelo menos 64.800 anos.

Na altura, a investigação foi controversa e houve quem defendesse que estes pigmentos de ocre-vermelho encontrados nas estalagmites da caverna espanhola podiam ser uma coisa natural, resultado do fluxo de óxido de ferro.

Agora, um novo estudo científico, publicado este mês na revista científica PNAS, também confirmou essas conclusões. A análise revelou que a composição e o posicionamento dos pigmentos não eram consistentes com processos naturais. Em vez disso, foram aplicados através de uma técnica de sopro.

Além disso, a sua textura não combinava com as amostras naturais retiradas das cavernas, o que sugere que os pigmentos vieram de uma fonte externa, e uma datação mais detalhada mostrou que os pigmentos foram aplicados em diferentes alturas, separadas por mais de dez mil anos.

Isto “apoia a hipótese de que os Neandertais vieram aqui em várias ocasiões, ao longo de vários milhares de anos, para marcar a caverna com pigmentos”, disse à AFP Francesco d’Errico, investigador da Universidade de Bordéus e um dos autores do estudo.

A equipa de investigadores escreveu no estudo científico que estes pigmentos não são “arte” no verdadeiro sentido da palavra, “mas antes o resultado de comportamentos gráficos com a intenção de perpetuar o significado simbólico de um espaço”.

Esta é mais uma evidência que mostra que estes nossos antepassados não eram assim tão “pouco sofisticados e selvagens”. Ainda este ano, cientistas descobriram uma figura, feita a partir de um osso de alce, que mostra que os Neandertais já criavam “obras de arte”.

ZAP //

1 Comment

  1. Ainda me recordo, nessa altura andava eu por cá pela primeira vez! Havia um que para além de muito teimoso era mesmo habilidoso nessa coisa de gravuras!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.