Pintura rupestre em caverna espanhola foi mesmo feita por Neandertais

Jorge Guerrero / AFP

Pedro Cantalejo, o diretor da Caverna de Ardales, em Espanha, a olhar para uma das pinturas rupestres feitas por Neandertais

Um novo estudo mostra que foram mesmo Neandertais que pintaram as estalagmites de uma caverna em Espanha, há mais de 60 mil anos.

De acordo com a agência France-Presse, a autoria desta arte rupestre na Caverna de Ardales, em Espanha, gerava debate entre a comunidade científica desde que, em 2018, um estudo a atribuiu aos Neandertais e considerou que tinha sido feita há pelo menos 64.800 anos.

Na altura, a investigação foi controversa e houve quem defendesse que estes pigmentos de ocre-vermelho encontrados nas estalagmites da caverna espanhola podiam ser uma coisa natural, resultado do fluxo de óxido de ferro.



Agora, um novo estudo científico, publicado este mês na revista científica PNAS, também confirmou essas conclusões. A análise revelou que a composição e o posicionamento dos pigmentos não eram consistentes com processos naturais. Em vez disso, foram aplicados através de uma técnica de sopro.

Além disso, a sua textura não combinava com as amostras naturais retiradas das cavernas, o que sugere que os pigmentos vieram de uma fonte externa, e uma datação mais detalhada mostrou que os pigmentos foram aplicados em diferentes alturas, separadas por mais de dez mil anos.

Isto “apoia a hipótese de que os Neandertais vieram aqui em várias ocasiões, ao longo de vários milhares de anos, para marcar a caverna com pigmentos”, disse à AFP Francesco d’Errico, investigador da Universidade de Bordéus e um dos autores do estudo.

A equipa de investigadores escreveu no estudo científico que estes pigmentos não são “arte” no verdadeiro sentido da palavra, “mas antes o resultado de comportamentos gráficos com a intenção de perpetuar o significado simbólico de um espaço”.

Esta é mais uma evidência que mostra que estes nossos antepassados não eram assim tão “pouco sofisticados e selvagens”. Ainda este ano, cientistas descobriram uma figura, feita a partir de um osso de alce, que mostra que os Neandertais já criavam “obras de arte”.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda me recordo, nessa altura andava eu por cá pela primeira vez! Havia um que para além de muito teimoso era mesmo habilidoso nessa coisa de gravuras!

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …