Pintura de Gauguin torna-se o quadro mais caro do mundo e viaja para o Qatar

Kunstmuseum Basel / Wikimedia

Quando te casarás? Óleo "Nafea Faa Ipoipo", de Paul Gaigin

Quando te casarás? Óleo “Nafea Faa Ipoipo”, de Paul Gaigin

A pintura “Nafea Faa Ipoipo”, de Paul Gauguin, transformou-se na mais cara aquisição conhecida, depois de um comprador do Qatar ter dado por ela 263,3 milhões de euros, noticia o The New York Times.

“Nafea Faa Ipoipo”, obra de Gaugin datada de 1892, integra a série de mulheres do Tahiti que o pintor francês retratou na fase mais célebre da sua carreira.

Kunstmuseum Basel / Wikimedia

Quando te casarás? Óleo "Nafea Faa Ipoipo", de Paul Gaigin

Quando te casarás? Óleo “Nafea Faa Ipoipo”, de Paul Gaigin, 1892

A obra, cujo título quer dizer, na língua da ilha da Polinésia Francesa, “Quando te casarás?”, fez parte da coleção do Kunstmuseum – Museu das Belas Artes de Basileia durante mais de 50 anos.

A pintura tinha sido adquirida há alguns anos por um coleccionador privado suíço, Sammlung Rudolf Staechelin, que a manteve em exposição no Kunstmuseum.

A venda do quadro a um comprador do Qatar foi confirmada pelo intermediário Rudolf Staechelin, que trabalhou na casa de leilões Sotheby’s e se tem dedicado a transaccionar obras dos períodos impressionista e pós-impressionista.

Até agora, o quadro mais caro que se saiba ter sido vendido era “Os jogadores de cartas“, de Paul Cézanne, também comprado no Qatar, pela Casa Real, mas por 219,4 milhões de euros, em 2012.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.